Capa do livro "História da Educação: Uma Perspectiva", de Agostinho dos Reis Monteiro

História da Educação: uma Perspectiva

Autor
A. Reis Monteiro

Apresentação

A educação tem uma dimensão jurídica cujo estudo ainda está pouco desenvolvido, mas sem o qual a cultura pedagógica e a formação dos profissionais da educação não estão à altura do tempo da revolução dos direitos do homem e da criança. O objecto do estudo jurídico da educação tem um eixo mais histórico e um eixo mais teórico: trata-se, por um lado, de investigar a relação entre educação e Direito, ao longo dos séculos; por outro, de procurar saber o que significa e implica “direito à educação”.
Neste estudo, propõe-se uma abordagem jurídica da História da Educação, que pode ser lida como uma lenta evolução entre dois paradigmas político-pedagógicos: do antigo paradigma holista do ‘direito de educação’, cuja referência clássica é a República de Platão, ao contemporâneo paradigma individualista do ‘direito à educação’, cujos precursores maiores foram, talvez, Coménio, Rousseau e o Movimento da Educação Nova. Paulo Freire pode ser considerado como o pedagogo do direito à educação.

Índice

Introdução    7
  1.Educação e Direito    9
  2.‘Direito de educação’ e ‘direito à educação’: dois paradigmas  15
  3.O direito de educação na República de Platão  27
  4.Crepúsculo e Renascimento  35
  5.Coménio, precursor do direito universal a uma educação nova  43
  6.O direito à educação no Émilede Rousseau  55
  7.Movimento da Educação Nova  71
  8.Alguns protagonistas da Educação Nova  83
  9. O “direito do homem” à educação117
10.Paulo Freire, pedagogo do direito à educação129
11.Severidade – fio negro da História da Educação143
Concluindo155
Datas de nascimento e morte de alguns autores citados157
Referências bibliográficas e outra bibliografia161

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2005
Colecção: Educação: Teoria e prática
Editora: Porto Editora & IEUL