abril, 2017
Detalhe
Neste seminário pretende-se fazer uma
Mais
Detalhe
Neste seminário pretende-se fazer uma reflexão sobre algumas práticas que se baseiam no potencial educativo das fontes da história oral que permitem enriquecer o recente conhecimento da história dos romenos, descobrir os mecanismos que moldam a identidade local e regional, aprofundar relações interculturais e desenvolver a consciência cívica. A história oral é um recurso valioso para pesquisar a transmissão inter-geracional de valores e para revelar crenças e comportamentos coletivos.
Neste sentido serão apresentados projetos que estão a ser desenvolvidos pelo Arquivo de História Oral da Universidade de Timisoara, discutidos os seus resultados e o impacto que têm tido nos jovens que deles beneficiam, assim como será analisado, do ponto de vista das teorias do construtivismo social, o papel das narrativas coletivas na construção da identidade e a importância da memória e da história no desenvolvimento da tolerância intercultural.
Nota Biográfica
Simona Adam é socióloga romena e professora do Departamento de Formação de Professores da West University de Timisoara. Estes últimos anos tem vindo a trabalhar em projetos ligados à História Oral em relação com a interculturalidade e a educação para a cidadania.
Organização
Joaquim Pintassilgo – AIE História e Psicologia da Educação
Benedita Melo – AIE Políticas de Educação e Formação
Hora
(Sexta-feira) 17:00
Localização
IE-ULisboa