maio, 2017

25mai18:00- 20:00Ciclo de Conferências "Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária"18:00 - 20:00 Sala 7, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, LisboaCategorias:arquivo

Mais

Detalhe

Este ciclo de conferências, promovido no âmbito da disciplina Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária, do Mestrado em educação, especialidade Administração Educacional, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pretende suscitar a reflexão sobre algumas modalidades de intervenção prioritária realizadas recentemente na área da educação formal e não formal, dando a conhecer os resultados que têm sido obtidos na promoção da inclusão escolar e social.

 

25 de maio de 2017 | Experiências de Intervenção Não Formal: Olhares Sobre o Projeto Sementes a crescer - Programa Escolhas

Marta Fernandes Vaz ( Clube Intercultural Europeu)

Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA-IU.
Desde 2005 a exercer funções em projeto de intervenção comunitária – Programa Escolhas (PE).
Atualmente (e desde 2012) a exercer funções de coordenação do projeto Sementes a Crescer – PE, gerido pelo Clube Intercultural Europeu.
Com experiência como formadora na sua área de formação académica e profissional, bem como integração em parcerias internacionais da área da educação não formal e jovens NEET.

Luís Lisboa ( Agrupamento Escolas Olaias)

Mestre em Psicologia da Educação formado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.
Possui uma Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.
Desde 2011 a exercer funções no Agrupamento de Escolas TEIP das Olaias, enquanto Técnico de Intervenção Local/Psicólogo e Mediador de Conflitos no
Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF).
Com experiência como formador na sua área de formação académica e profissional.

 

SESSÕES JÁ OCORRIDAS

30 de março de 2017 | Escolas TEIP: Contextos de Contigência, Políticas Adaptativas e Ação Local

Maria de Fátima Chorão Sanches (IE-ULisboa)

Professora aposentada do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, membro da Comissão de Ética do Instituto de Educação e da Unidade de Investigação em Educação e Formação. Atualmente, os seus interesses teóricos e de investigação concentram-se nas áreas da justiça escolar, das políticas educativas, teoria e praxis liderança e da avaliação docente.

 

 

4 de abril de 2017 | Avaliação do Impacto do Projeto TEIP em 7 Agrupamentos de Escola

Pedro Abrantes (CIES-ISCTE-IUL)

Professor da Universidade Aberta, investigador do CIES-IUL e, atualmente, membro do gabinete do Ministro da Educação. Licenciado e doutorado em Sociologia, pelo ISCTE-IUL, especializou-se em educação, desigualdades e trajetos de vida, tendo colaborado com várias universidades e institutos politécnicos, em Portugal, assim como em Espanha e no México.

 

18 de abril de 2017 | Comunidades Educativas de Intervenção Proritária? - Reflexões a partir de uma Avaliação Externa do Programa TEIP

Cristina Roldão (CIES-ISCTE-IUL)

Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL. Licenciada em Sociologia e Planeamento e doutorada em Sociologia. Para além de investigação sobre desigualdades sociais perante a escola, sobretudo aquelas que tocam os afrodescendentes, tem participado em vários projetos de avaliação externa, como o do Programa Escolhas 2ª geração e do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), assim como projetos de investigação-acção como é o caso do projeto Common Knowledge, atualmente a decorrer no Bairro do Pendão e em Porto Salvo. No seu percurso tem trabalhado com instituições como o Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES), do Ministério da Educação, com o Alto-Comissariado para as Migrações (ACM), com a Fundação Aga Khan, através do Programa KCidade, e com o Ciência Viva.

 

27 de abril de 2017 | Como se Fabrica a Prioridade? Os Sentidos da Urgência na Intervenção em Territórios Vulneráveis

Maria Manuel Vieira (ICS-ULisboa)

Socióloga, é investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde também coordena o OPJ-Observatório Permanente da Juventude. Os seus interesses de pesquisa têm-se desenvolvido em torno da sociologia, educação e juventude. Integrou e coordenou vários projetos de investigação nacionais e estrangeiros. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Sociologia e membro do conselho científico do OPEST-Observatório do Percurso dos Estudantes, da Reitoria da Universidade de Lisboa. Autora de vários livros e artigos sobre educação e classes sociais, estudantes e ensino superior, escolhas vocacionais e jovens adolescentes em contexto escolar.

Bruno Dionísio (CICS.NOVA / FCSH-NOVA)

Doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, é investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e professor convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA). É bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo o projeto «Do íntimo ao público: a vulnerabilidade intervencionada». Entre 2009-2015, foi consultor externo do Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, da Direção Geral de Educação, em escolas da região do Alentejo. É também, desde 2014, cocoordenador da secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia.

 

4 de maio de 2017 | A ação dos peritos externos no programa TEIP2

Ana Gama (ICS-ULisboa)

Doutoranda em Educação (especialização Administração e Política Educacional) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desde 2008 é professora equiparada a Assistente, na Escola Superior de Educação de Lisboa. De 2009 a 2013 foi perita externa em vários agrupamentos de escolas TEIP.

9 de maio de 2017 | Programa Epis e Programa Teip: Uma Comparação de Duas Linhas de Intervenção Prioritária

Mariana Dias (Eselx)

Doutorada em Educação pelo Institute of Education da London University, é Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa no domínio de Análise Social e Organizacional da Educação. Atualmente desempenha as funções de Presidente do Fórum Português de Administração Educacional, especialista convidada da Agência de Acreditação dos Cursos do Ensino Superior (A3ES) e de perita convidada da Inspeção Geral de Educação e Ciência no programa de Avaliação Externa das Escolas. É, ainda, membro efetivo de diversos órgãos de direção da Escola Superior de Educação de Lisboa e da unidade de investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UIDEF). Desenvolve atividades de investigação na área das Políticas Educativas, Administração Escolar e Sociologia da Educação e é autora e coautora de diversos artigos, livros e capítulos de livros publicados em Portugal, Espanha, Chipre, Holanda, Alemanha e Inglaterra.

Lia Pappamikail (Eses / Eselx / Opj-Ics-Ulisboa)

Socióloga, licenciou-se no ISCTE e doutorou-se em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa em Fevereiro de 2010. É assessora da direção do Observatório Permanente da Juventude do ICS/UL, onde tem desenvolvido pesquisa na área da juventude, família e educação. Atualmente leciona, como professora adjunta convidada, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Colaborou em vários projetos de investigação dos quais resultaram diversas publicações nacionais e internacionais. Publicou, em 2013, o livro “Adolescência e Autonomia. Negociações Familiares e Construção de Si” na Imprensa de Ciências Sociais.

18 de maio de 2017 | Orquestra Geração: A Música como uma Forma de Inclusão Social e Escolar

Matilde Caldas (Coord. Orquestra Geração)

Licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. Tem uma Pós-Graduação em Relações Culturais Internacionais da Universidade Católica Portuguesa. Possui o Mestrado em Estudos de Cultura da Universidade Católica Portuguesa e frequenta o Doutoramento em Estudos de Cultura na mesma Universidade. É coordenadora e produtora do projecto para a promoção da inclusão social através da prática musical – Orquestra Geração. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e do Centro de Investigação em Psicologia e Educação Musical do Instituto Politécnico do Porto, através do qual integrou a equipa de investigação do projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), “Promover a inclusão social através do envolvimento com a música – o projecto Orquestra Geração” (PTDC/CPE-CED/120596/2010). As suas áreas de investigação incluem áreas como práticas artísticas e inclusão social, processos de regeneração urbana e políticas urbanas relacionadas com a promoção do cosmopolitismo e cidadania cultural.

 

 

Hora

(Quinta-feira) 18:00 - 20:00

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa

Organizador

Benedita Portugal e Melo - Área de Investigação e Ensino Políticas de Educação e Formação