maio, 2017

2mai15:00- 18:00Ciclo de Conferências Educação e Formação de Jovens e Adultos15:00 - 18:00 Sala 7, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, LisboaCategorias:arquivo

Mais

Detalhe

À conversa com…

Parte-se do pressuposto de que a educação, formação e aprendizagem são capazes de contribuir para processos de competitividade económica e social e para dotar os atores sociais de saberes e capacidades essenciais para a sua afirmação e participação nos processos de mudança socioeconómica, no âmbito dos contextos de trabalho e fora destes. Na verdade, os contextos de trabalho beneficiam da participação dos trabalhadores na educação, formação profissional contínua e das aprendizagens, mas os próprios trabalhadores com estas ganham em decorrência do desenvolvimento pessoal e social (e não só profissional) que realizam.
Para que a educação, formação profissional contínua e aprendizagem se apresentem como momentos de inovação organizacional e desenvolvimento de ambientes de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como de competitividade numa sociedade cada vez mais complexa, podem ser incluídas nas estratégias das organizações de trabalho, ligadas a departamento de educação e formação. Esta situação ocorre em muitas organizações do trabalho. Estas podem assumir o papel da educação, formação profissional contínua e aprendizagem não só como momentos de transformação dos indivíduos em sujeitos mais geríveis e dóceis ao serviço da produtividade, mas também como processos humanistas e emancipadores, capaz de dotar as pessoas de saberes para agirem e atuarem autonomamente, ativamente e criticamente na sociedade, no quadro do trabalho ou fora dele.
Neste sentido, os seminários intitulados “À conversa com…” levados a cabo no âmbito da Unidade Curricular Formação e Contextos de Trabalho, Mestrado em Educação e Formação – Organização e Gestão da Formação, assentam num diálogo com autores convidados que desenvolveram (ou têm em desenvolvimento) trabalhos de pesquisa relacionados com a educação, formação e aprendizagem e os contextos de trabalho.
Estes seminários procuram

• Debater a importância da educação, formação e aprendizagem em contextos de trabalho complexos.
• Compreender as dinâmicas de formação em contexto de organizações com serviços educativos/formativos.
• Entender a relação entre a educação/formação e o trabalho.

Dinamizados pelos discentes da referida Unidade Curricular, com o apoio da docente, estes seminários visam ainda desenvolver saberes de concepção, desenvolvimento e avaliação de momentos de educação, formação e aprendizagem pelos próprios alunos.

Sandra Pratas Rodriguesé Professora Ajunta Convidada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico e docente do Ensino Básico e Secundário, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (1995), é doutorada em Ciências da Educação, especialidade de Formação de Adultos (2016). Foi bolseira de investigação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2011 e 2015.
O seu percurso profissional está ligado à Educação de Adultos desde 2000, tendo exercido funções na Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA), na Direção Geral de Formação Vocacional (DGFV) e no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Colaborou no desenvolvimento e implementação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos e dos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Colaborou com a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) na construção dos Referenciais de Competências-Chave dos Níveis Básico e Secundário e é autora de diversos documentos de apoio à operacionalização de Cursos EFA. É autora de vários artigos científicos e capítulos de livros na área da Educação de Adultos, da Formação Profissional Contínua e da Formação de Adultos em Contexto de Trabalho.

Hora

(Terça-feira) 15:00 - 18:00

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa