junho, 2017
Detalhe
O VIII Fórum
Mais
Detalhe
O VIII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso no âmbito do Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se em duas modalidades – workshops e apresentação e discussão de trabalhos.
Workshops de investigação | 29 de junho (14h30 – 17h30)
• A participação em workshops de investigação é destinada aos mestrandos, doutorandos e pós-doutores do IE, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos mestrandos e doutorandos em Ciências da Educação da FMH
Apresentação de trabalhos | 29 de junho (11h15 -13h00) e 30 de junho (9h00 -10h45 / 11h15 -13h00)
• A apresentação de trabalhos destina-se aos doutorandos e pós-doutores do IE, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam. Cada doutorando dispõe de 15 minutos para apresentar o seu trabalho.
Atenção: Todos aqueles que pretendam apresentar os seus trabalhos devem inscrever-se e submeter o resumo em simultâneo (é feito no mesmo formulário).
Importante: podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos de doutoramento em curso, sendo necessário a respetiva inscrição on-line.
A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho e de um cartaz digital:
• Resumo do trabalho: O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços, apresentando o(s) objetivo(s) do estudo, os principais aspetos do enquadramento teórico, a metodologia de investigação, os resultados preliminares (caso existam) e um máximo de quatro palavras-chave. Os resumos devem ser submetidos até 31 de maio de 2017.
A submissão do resumo é feita AQUI
• Cartaz digital: As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, correspondente a um slide de PowerPoint com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível [não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri)]; c) orientação horizontal do slide; d) uso preferencial de esquemas. O cartaz digital deve ser enviado, por correio eletrónico (fji@ie.ulisboa.pt), até ao dia 12 de junho de 2017.
A organização das apresentações contempla a diversidade das áreas de especialidade, em cada sessão paralela, tendo em vista: (1) a promoção do conhecimento por parte de todos os doutorandos da diversidade de abordagens e tradições de investigação em educação; e (2) a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar.
• Submissão de propostas online (resumo), através do formulário de inscrição até 31 de maio de 2017
• Inscrições on-line, até 31 de maio de 2017
• Envio do cartaz digital (para o e-mail fji@ie.ulisboa.pt) até 12 de junho de 2017
• VIII Fórum de Jovens Investigadores, dias 29 e 30 de junho de 2017
Os workshops têm como objetivo proporcionar aos jovens investigadores do IE e FMH um espaço de reflexão sobre questões metodológicas transversais aos trabalhos de investigação em curso. Os workshops decorrem no dia 29 de junho subordinados às seguintes temáticas:
W1 –Utilização de redes sociais na investigação e divulgação científica … Joana Viana
W2 – Completo
W3 – Completo
W4 – Participação social: Como integrar diferentes olhares sobre o mesmo fenómeno? …Sofia Freire & Joana Pipa
W5 – Completo
W6 – Completo
W7 – Ética na investigação educacional …Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches & Maria Teresa Estrela
As inscrições estão limitadas a 20 vagas por workshop, aceites por ordem de chegada. Cada participante só pode assistir a um workshop, mas deve selecionar dois, por ordem de preferência (o formulário de inscrição no Fórum inclui as inscrições nos workshops). Não irão funcionar os workshops com menos de 10 participantes.
29 de junho … Auditório 1
8h30 – 9h00 Receção
9h00 – 9h15 Sessão de abertura e entrega de prémios
João Pedro da Ponte | Diretor do IE
Mónica Baptista | Comissão Organizadora
Sofia Freire | Professora do IE
9h15 – 10h00 Apresentação de trabalhos de doutoramento premiados
Moderação: Sofia Freire (Professora do IE)
10h00 – 10h45 Conferência Plenária
Problemas de investigação em educação ⇓
Licínio C. Lima (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
Moderação: Paula Guimarães (Professora do IE)
10h45 – 11h15 Intervalo
11h15 – 13h00 Sessões paralelas I ⇓
13h00 – 14h30 Intervalo para almoço
14h30 – 17h30 Workshops
W1 … sala 12 – Utilização de redes sociais na investigação e divulgação científica ⇓
Joana Viana
W2 …sala 13 – Análise de dados qualitativos ⇓
Fernando Albuquerque Costa
W3 … sala 2 – O uso de narrativas visuais (desenhos) na investigação em educação e formação ⇓
Ana Sofia Pinho
W4 … sala 1 – Participação social: Como integrar diferentes olhares sobre o mesmo fenómeno? ⇓
Sofia Freire & Joana Pipa
W6 … sala 3 – Construção de teoria a partir do estudo de caso ⇓
Ana Naia
W7 … sala 4 – Ética na investigação educacional ⇓
Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches & Maria Teresa Estrela
30 de junho …várias salas
9h00 – 10h45 Sessões paralelas II ⇓
10h45 – 11h15 Intervalo
11h15 – 13h00 Sessões paralelas III ⇓
• Ana Abrantes … Doutoranda em Formação de Professores
• Ana Nascimento … Doutoranda em Formação de Adultos
• Ana Sofia Pinho … Professora do IE
• Carla Pereira … Doutoranda em Formação de Professores – Educação Artística
• Carolina Amado … Doutoranda em TIC e Educação
• Catarina Doutor … Doutoranda em Formação de Adultos
• Catarina Gonçalves … Doutoranda em Administração e Política Educacional
• Catarina Paulos … Doutoranda em Formação de Adultos
• Cinayana Correia … Doutoranda em Educação Artística
• Elisa Alves … Doutoranda em Migrações
• Elsa Machado … Doutoranda em Formação de Professores
• Estela Costa … Subdiretora e Professora do IE
• Estrella Muñoz … Doutoranda em TIC e Educação
• Filomena Covas … Doutoranda em Psicologia da Educação
• Filomena Rodrigues … Doutoranda em Formação de Professores
• Gabriela Lourenço … Assessoria do IE
• Helena Gil Guerreiro … Doutoranda em Didática da Matemática
• Inês Alves … Programa EDITE
• Joana Dias … Doutorando em Formação de Professores
• Joana Mata-Pereira … Doutoranda em Didática da Matemática
• Joaninha Duarte … Doutoranda em Formação de Adultos
• João Pedro da Ponte … Diretor e Professor do IE
• Maria Conceição Martins … Doutoranda em Psicologia da Educação
• Marisa Quaresma … Doutoranda em Didática da Matemática
• Mónica Baptista … Professora do IE
• Paula Guimarães …Professora do IE
• Sílvia Couvaneiro … Doutoranda em TIC e Educação
• Sofia Ré … Doutoranda em Educação Artística
• Sofia Viseu … Professora do IE
• Teresa Conceição … Doutoranda em Didática das Ciências
• Vanessa de Andrade … Doutoranda em Didática das Ciências
• Wiktor Bernad … Doutorando do programa EDITE
• Zulmira Torres … Assessoria do IE
Comissão Organizadora do VIII Fórum de Jovens Investigadores do IE
Hora
29 (Quinta-feira) 9:00 - 30 (Sexta-feira) 13:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa