junho, 2017

29jun- 30jun 299:00jun 30VIII Fórum dos Jovens Investigadores9:00 - 13:00 (30) Várias salas, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, LisboaCategorias:arquivo,arquivo - fji,FJI

Mais

Detalhe

O VIII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso no âmbito do Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se em duas modalidades – workshops e apresentação e discussão de trabalhos.

Workshops de investigação | 29 de junho (14h30 – 17h30)

A participação em workshops de investigação é destinada aos mestrandos, doutorandos e pós-doutores do IE, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos mestrandos e doutorandos em Ciências da Educação da FMH

Apresentação de trabalhos | 29 de junho (11h15 -13h00) e 30 de junho (9h00 -10h45 / 11h15 -13h00)

A apresentação de trabalhos destina-se aos doutorandos e pós-doutores do IE, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam. Cada doutorando dispõe de 15 minutos para apresentar o seu trabalho.

Atenção: Todos aqueles que pretendam apresentar os seus trabalhos devem inscrever-se e submeter o resumo em simultâneo (é feito no mesmo formulário).
Importante: podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos de doutoramento em curso, sendo necessário a respetiva inscrição on-line.

 

 

Call for Papers

A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho e de um cartaz digital:

Resumo do trabalho: O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços, apresentando o(s) objetivo(s) do estudo, os principais aspetos do enquadramento teórico, a metodologia de investigação, os resultados preliminares (caso existam) e um máximo de quatro palavras-chave. Os resumos devem ser submetidos até 31 de maio de 2017.
A submissão do resumo é feita AQUI

Cartaz digital: As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, correspondente a um slide de PowerPoint com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível [não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri)]; c) orientação horizontal do slide; d) uso preferencial de esquemas. O cartaz digital deve ser enviado, por correio eletrónico (fji@ie.ulisboa.pt), até ao dia 12 de junho de 2017.

A organização das apresentações contempla a diversidade das áreas de especialidade, em cada sessão paralela, tendo em vista: (1) a promoção do conhecimento por parte de todos os doutorandos da diversidade de abordagens e tradições de investigação em educação; e (2) a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar.

Datas importantes

Submissão de propostas online (resumo), através do formulário de inscrição até 31 de maio de 2017

Inscrições on-line, até 31 de maio de 2017

Envio do cartaz digital (para o e-mail fji@ie.ulisboa.pt) até 12 de junho de 2017

VIII Fórum de Jovens Investigadores, dias 29 e 30 de junho de 2017

Workshops de investigação

Os workshops têm como objetivo proporcionar aos jovens investigadores do IE e FMH um espaço de reflexão sobre questões metodológicas transversais aos trabalhos de investigação em curso. Os workshops decorrem no dia 29 de junho subordinados às seguintes temáticas:

W1 –Utilização de redes sociais na investigação e divulgação científica Joana Viana

W2 – Completo

W3 – Completo

W4 – Participação social: Como integrar diferentes olhares sobre o mesmo fenómeno? Sofia Freire & Joana Pipa

W5 – Completo

W6 – Completo

W7 – Ética na investigação educacional Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches & Maria Teresa Estrela

As inscrições estão limitadas a 20 vagas por workshop, aceites por ordem de chegada. Cada participante só pode assistir a um workshop, mas deve selecionar dois, por ordem de preferência (o formulário de inscrição no Fórum inclui as inscrições nos workshops). Não irão funcionar os workshops com menos de 10 participantes.

Programa

29 de junho    Auditório 1

 8h30 – 9h00    Receção

 9h00 – 9h15     Sessão de abertura e entrega de prémios

João Pedro da Ponte | Diretor do IE
Mónica Baptista | Comissão Organizadora
Sofia Freire | Professora do IE

 9h15 – 10h00  Apresentação de trabalhos de doutoramento premiados

Moderação: Sofia Freire (Professora do IE)

10h00 – 10h45 Conferência Plenária

Problemas de investigação em educação ⇓

Licínio C. Lima (Instituto de Educação da Universidade do Minho)

Moderação: Paula Guimarães (Professora do IE)

10h45 – 11h15  Intervalo

11h15 – 13h00 Sessões paralelas I ⇓

13h00 – 14h30 Intervalo para almoço

14h30 – 17h30 Workshops

W1 sala 12  – Utilização de redes sociais na investigação e divulgação científica ⇓

Joana Viana

W2  sala 13  –  Análise de dados qualitativos ⇓

Fernando Albuquerque Costa

W3  sala 2  –  O uso de narrativas visuais (desenhos) na investigação em educação e formação ⇓

Ana Sofia Pinho

W4 sala 1  –  Participação social: Como integrar diferentes olhares sobre o mesmo fenómeno? ⇓

Sofia Freire & Joana Pipa

W6  sala 3  –  Construção de teoria a partir do estudo de caso ⇓

Ana Naia

W7  sala 4  –  Ética na investigação educacional ⇓

Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches & Maria Teresa Estrela

30 de junho várias salas

9h00 – 10h45   Sessões paralelas II ⇓

10h45 – 11h15  Intervalo

11h15 – 13h00  Sessões paralelas III ⇓

 

Comissão Organizadora

Ana Abrantes … Doutoranda em Formação de Professores
Ana Nascimento … Doutoranda em Formação de Adultos
Ana Sofia Pinho … Professora do IE
Carla Pereira … Doutoranda em Formação de Professores – Educação Artística
Carolina Amado … Doutoranda em TIC e Educação
Catarina Doutor … Doutoranda em Formação de Adultos
Catarina Gonçalves … Doutoranda em Administração e Política Educacional
Catarina Paulos … Doutoranda em Formação de Adultos
Cinayana Correia … Doutoranda em Educação Artística
Elisa Alves … Doutoranda em Migrações
Elsa Machado … Doutoranda em Formação de Professores
Estela Costa … Subdiretora e Professora do IE
Estrella Muñoz … Doutoranda em TIC e Educação
Filomena Covas … Doutoranda em Psicologia da Educação
Filomena Rodrigues … Doutoranda em Formação de Professores
Gabriela Lourenço … Assessoria do IE
Helena Gil Guerreiro … Doutoranda em Didática da Matemática
Inês Alves … Programa EDITE
Joana Dias … Doutorando em Formação de Professores
Joana Mata-Pereira … Doutoranda em Didática da Matemática
Joaninha Duarte … Doutoranda em Formação de Adultos
João Pedro da Ponte … Diretor e Professor do IE
Maria Conceição Martins … Doutoranda em Psicologia da Educação
Marisa Quaresma … Doutoranda em Didática da Matemática
Mónica Baptista … Professora do IE
Paula Guimarães Professora do IE
Sílvia Couvaneiro … Doutoranda em TIC e Educação
Sofia Ré … Doutoranda em Educação Artística
Sofia Viseu … Professora do IE
Teresa Conceição … Doutoranda em Didática das Ciências
Vanessa de Andrade … Doutoranda em Didática das Ciências
Wiktor Bernad … Doutorando do programa EDITE
Zulmira Torres … Assessoria do IE

Contactos

Comissão Organizadora do VIII Fórum de Jovens Investigadores do IE

fji@ie.ulisboa.pt

Hora

29 (Quinta-feira) 9:00 - 30 (Sexta-feira) 13:00

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa