março, 2019

11mar15:30Doutoramento Honoris Causa - Alexis, Tam Chon Weng15:30 Salão Nobre, Reitoria da Universidade de LisboaCategorias:arquivo

Mais

Detalhe

 

A Universidade de Lisboa atribui o título de Doutor Honoris Causa Alexis, Tam Chon Weng por proposta do Instituto de Educação e por deliberação do Senado da Universidade.

Com esta distinção, reservada a personalidades eminentes que se notabilizaram pelo seu curriculum científico, artístico ou cultural de elevada projeção internacional, pretendemos homenagear e reconhecer o contributo de uma figura marcante e inspiradora para o desenvolvimento da Educação e, em especial, para a promoção do ensino da língua e da cultura portuguesa em Macau e na China.

O Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa fará o elogio do Laureado.

 

Alexis, Tam Chon Weng

Alexis, Tam Chon Weng é o atual Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do IV Governo da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, com a tutela das áreas da Educação, Cultura, Desporto, Saúde, Ação Social, Segurança Social e Turismo.
Nascido em julho de 1962, no Myanmar, estudou na China, em Portugal e na Escócia. Em 2014, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.
Alexis, Tam Chon Weng tem promovido políticas ativas de incentivo ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa em escolas públicas e privadas do ensino não superior, onde o número de alunos e de professores de Português duplicou, tendo igual tendência ocorrido no número de alunos matriculados nos cursos superiores lecionados e ligados à língua portuguesa.
Entre outras medidas, criou em 2016 um programa de financiamento destinado à elaboração de materiais científicos e pedagógicos para apoio ao ensino da língua portuguesa, ao abrigo do qual foram publicadas mais de duas dezenas de obras, algumas em cooperação com instituições de ensino superior portuguesas, e realizadas várias conferências internacionais.
Ainda no âmbito do ensino e aprendizagem da língua portuguesa, a sua ação tem ultrapassado o espaço de Macau, incrementando o apoio às instituições de Ensino Superior da China, Tailândia, Vietnam, Coreia do Sul e Japão, nomeadamente através da formação de professores, da mobilidade de docentes de língua portuguesa e da difusão de materiais pedagógicos.

 

PROGRAMA

15h00 Receção dos convidados e formação do Cortejo Académico

15h30 Início da Cerimónia

Doutoramento Honoris Causa de Alexis, Tam Chon Weng
Padrinho Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa

Momento musical

Encerramento da Cerimónia

Porto de Honra

 

 

Hora

(Segunda-feira) 15:30

Localização

Reitoria da Universidade de Lisboa