março, 2019
Detalhe
O projeto SENSES teve como
Mais
Detalhe
O projeto SENSES teve como objetivo compreender a experiência de participação social de alunos com NEE na escola regular, em particular, explorar o efeito de variáveis comportamentais e académicas, e de variáveis do contexto de turma nas suas relações com pares, na sua aceitação pelo grupo e no sentimento de pertença à turma e à escola.
Com este seminário pretende-se:
Apresentar os resultados às escolas
Refletir e debater questões relacionadas com a inclusão e participação social e com os desafios e potencialidade que estas oferecem às escolas;
Elaborar um conjunto de recomendações
Inscrição obrigatória mas sujeita à lotação da sala.
Conforme o Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio de 2015, este seminário poderá ser certificado como ação de formação de curta duração (5 horas), devendo para esse efeito preencher os campos necessários.
Inscrições encerradas.
13h45 Acolhimento
14h00 Abertura
14h30 Apresentação de resultados
Sofia Freire (IE-ULisboa)
15h Conferência “Inclusão e participação social”
David Rodrigues (FMH-ULisboa), Leonor Borges (ESEC-UAlgarve)
16h30 Coffee break
17h Mesa redonda “Inclusão como participação social: como pode a Escola proporcionar aprendizagens significativas a todos os alunos?”
António Castel-Branco (AE Ferreira de Castro), Fernanda Cardoso (AE Alvalade), Ana Fonseca (AE Alexandre Herculano)
18h00 Conferência “Desenvolvimento de competências na escola”
Catarina Vaz Velho (UÉvora)
18h30 Encerramento: Considerações finais e recomendações
Maria João Mogarro (IE-ULisboa)
Seminário desenvolvido no âmbito do Projeto SENSEs: Participação Social de alunos com NEE em Escolas Regulares, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia PTDC/MHC-CED/4150/2014
Hora
(Quarta-feira) 13:45
Localização
Anfiteatro 2
IE-ULisboa