julho, 2025
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O XV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso no âmbito do Doutoramento e Pós-Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se em duas modalidades – workshops e apresentação e discussão de trabalhos.
Workshops de investigação | 2 de julho (9h30-12h30)
A participação em workshops de investigação é destinada aos jovens investigadores.
Apresentação de trabalhos|1 de julho (9h00-10h30, 11h00-12h30, 16h30-18h00) e 2 de julho (14h00-15h30, 15h45-17h15)
A apresentação de trabalhos destina-se aos doutorandos e pós-doutores do IE-ULisboa, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam. Cada participante dispõe de 15 minutos para apresentar o seu trabalho.
Importante: podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos de doutoramento e pós-doutoramento em curso, sendo necessária a respetiva inscrição online.
A submissão de propostas é realizada através de:
Resumo do trabalho
O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços, apresentando o(s) objetivo(s) do estudo, os principais aspetos do enquadramento teórico, a metodologia de investigação, os resultados preliminares (caso existam) e um máximo de quatro palavras-chave. Os resumos devem ser submetidos até ao dia 6 de junho de 2025.
A submissão do resumo e respetivo cartaz é feita a partir do formulário de inscrição: https://forms.gle/PpM3GXBcu5eMeW4N9
Cartaz digital
As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, ou poster científico, correspondente a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc) com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível (não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri); c) orientação horizontal do slide; e uso preferencial de esquemas. O cartaz digital será submetido no formulário de inscrição, até ao dia 6 de junho de 2025.
Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico ⇓
A organização das apresentações contempla a diversidade das áreas de especialidade, em cada sessão paralela, tendo em vista:
1. a promoção do conhecimento por parte de todos os doutorandos e pós-doutores da diversidade de abordagens e tradições de investigação em educação;
2. a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar.
https://forms.gle/PpM3GXBcu5eMeW4N9
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos aqueles que queiram participar no encontro. O ato de inscrição permite aos participantes receber notícias relacionadas com o XV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Este encontro está certificado como formação de curta duração (ACD) de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
Inscrição obrigatória para acesso à acreditação.
Qualquer dúvida, contacte fji@ie.ulisboa.pt
• Submissão de resumos e envio do cartaz digital: até 6 de junho de 2025
•Inscrições online (assistência e workshops): até 21 de junho de 2025
•Inscrição ACD: até 21 de junho de 2025
• XIV Fórum de Jovens Investigadores: dias 1 e 2 de julho de 2025
Os workshops têm como objetivo proporcionar aos jovens investigadores um espaço de reflexão sobre questões metodológicas transversais aos trabalhos de investigação em curso. Os workshops decorrem no dia 2 de julho subordinados às seguintes temáticas:
W1 •Ética na Investigação Educacional ⇓
Ana Paula Caetano
W2 • Inteligência artificial na investigação em educação ⇓
Nuno Dorotea e Ana Pedro
W3 • O uso do Mendeley na investigação ⇓
Paula Seguro de Carvalho
W4 • Revisões de literatura: Aspetos teóricos, metodológicos e práticos ⇓
Bruna Rodrigues
W5 • Métodos mistos na investigação educacional: Abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo ⇓
Hélia Jacinto
As inscrições estão sujeitas a limite de vagas. Cada participante só pode assistir a um workshop, mas deve selecionar dois, por ordem de preferência (o formulário de inscrição inclui as inscrições nos workshops). Não irão funcionar os workshops com menos de 10 participantes.
1 DE JULHO
08h30 – 09h00 • Receção/Acolhimento dos participantes
09h00 – 10h30 • Sessões Paralelas
10h30 – 11h00 • Intervalo
11h00 – 12h30 • Sessões Paralelas
12h30 – 14h00 • Intervalo para almoço
13h30 – 14h00 • Receção/Acolhimento dos participantes
14h00 – 14h15 • Sessão de abertura
14h15 – 14h45 • Trajetos de Investigação Educacional
14h45 – 16h00 • Conferência plenária
16h00 – 16h30 • Fórum convívio
16h30 – 18h00 • Sessões Paralelas
2 DE JULHO
09h00 – 09h30 • Receção/Acolhimento dos participantes
09h30 – 12h30 • WORSHOPS
W1 •Ética na Investigação Educacional ⇓
Ana Paula Caetano
W2 • Inteligência artificial na investigação em educação ⇓
Nuno Dorotea e Ana Pedro
W3 • O uso do Mendeley na investigação ⇓
Paula Seguro de Carvalho
W4 • Revisões de literatura: Aspetos teóricos, metodológicos e práticos ⇓
Bruna Rodrigues
W5 • Métodos mistos na investigação educacional: Abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo ⇓
Hélia Jacinto
12h30 – 14h00 • Intervalo para almoço
13h30 – 14h00 • Receção/Acolhimento dos participantes
14h00 – 15h30 • Sessões Paralelas
15h30 – 15h45 • Intervalo
15h45 – 17h15 • Sessões Paralelas
17h00 – 19h00 • Fórum convívio e momento musical
Ana Luísa Paz • Docente do IE-ULisboa
Ana Rita Alves • Doutoranda em Didática das Ciências
Andreia Veiga • Doutoranda em Formação de Professores e Supervisão
Carolina Petronilho • Doutoranda em Psicologia da Educação
Filipa Faria • Doutoranda em Didática da Matemática
Inês Araújo • Doutoranda em Educação Artística
Joana Viana • Docente do IE-ULisboa
Liliana Zeferino • Doutoranda em Formação de Adultos
Luís Miguel Carvalho • Diretor e Docente do IE-ULisboa
Marília Freitas Rossi • Doutorando em TIC e Educação
Marisa Quaresma • Docente do IE-ULisboa
Mayra Muygnani • Doutoranda em História da Educação
Mónica Baptista • Subdiretora e Docente do IE-ULisboa
Paula Guimarães • Docente do IE-ULisboa
Ricardo Cipriano • Doutorando em Educação Inclusiva
Sofia Viseu • Docente do IE-ULisboa
Tatiana Sanches • Investigadora do IE-ULisboa
Tiago Gonçalves • Doutorando em Administração e Política Educacional
Zulmira Torres • Assessoria do IE-ULisboa
1. Quem pode participar no Fórum de Jovens Investigadores (FJI)?
Podem participar e assistir aos trabalhos do FJI os alunos de licenciatura, de pós-graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento do IE-ULisboa, alunos de doutoramento e mestrado de Ciências da Educação da FMH e outras pessoas interessadas.
2. Como posso participar no Fórum de Jovens Investigadores?
A participação inclui três modalidades:
- Participar em workshops de investigação, destinada aos doutorandos e mestrandos do IE-ULisboa e aos doutorandos e mestrandos de Ciências da Educação da FMH-ULisboa, e a outras pessoas interessadas.
- Apresentar um trabalho, destinada aos doutorandos do IE-ULisboa e de Ciências da Educação da FMH-ULisboa.
- Assistir a trabalhos, destinada a todos os interessados, incluindo, alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
3. Os alunos de doutoramento do primeiro ano podem apresentar um trabalho?
Sim, todos os doutorandos podem apresentar um trabalho, independentemente do ano que frequentem.
4. Como posso apresentar um trabalho?
A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho e de um cartaz digital, poster científico.
A submissão de resumos e cartaz digital é realizada através do preenchimento do formulário de inscrição on-line.
5. Ao submeter um trabalho, fico automaticamente inscrito?
Sim, o preenchimento do formulário referido no ponto anterior serve, cumulativamente, para submissão de trabalho e inscrição, incluindo nos workshops de investigação.
6. Quem apresentou o trabalho em anteriores Fóruns de Jovens Investigadores, pode voltar a apresentar este ano?
Sim, apresenta a continuidade do trabalho desenvolvido no âmbito da investigação em curso.
7. Em que suporte digital é feita a comunicação?
A apresentação do trabalho é realizada através de um cartaz digital/poster científico. O doutorando seleciona a informação que considere necessária para tornar clara e fundamentada a sua apresentação oral.
8. O que é o cartaz digital ou poster científico?
O cartaz digital corresponde a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc), com informação estática e sem qualquer animação.
9. Como estruturar o cartaz digital ou póster científico?
Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível [não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri)]; c) orientação horizontal do slide; d) uso preferencial de esquemas.
Pode consultar o documento de Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico AQUI
10. Qual o papel do moderador nas sessões paralelas?
O moderador é responsável pela condução da sessão e pela gestão das intervenções dos participantes e da assistência.
11. Qual o papel do professor responsável por comentar os trabalhos apresentados nas sessões?
A reflexão crítica efetuada pelo professor visa o enriquecimento da investigação em curso apresentada pelo doutorando.
12. O professor comentador pertence à área de investigação dos doutorandos que apresentam os seus trabalhos?
O professor comentador pertence, preferencialmente, a outra área de especialidade, tendo em vista despoletar a articulação dos saberes e das tradições de investigação numa perspetiva interdisciplinar.
Hora
(Terça-feira) 9:00 - 19:00
Localização
IE-ULisboa