Três estudantes do IE-ULisboa decidiram realizar durante este ano letivo um período de mobilidade Erasmus em universidades estrangeiras.

Natália Oliveira, estudante do 3.º ano da Licenciatura em Educação e Formação, realizou o 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na ELTE – Eötvös Loránd University, em Budapeste, Hungria. A estudante descreveu a mobilidade como “uma excelente oportunidade para sair da minha zona de conforto e, pela primeira vez na vida, estar completamente sozinha num sítio onde nunca havia estado; onde pude ter contato direto com novas culturas, realidades e perspetivas que me eram distantes”. Participar no programa Erasmus deu-lhe oportunidade de praticar a autonomia, a comunicação e a adaptabilidade e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e académico.

Para Maria Coelho, estudante do 2.º ano da Licenciatura, a decisão de fazer a mobilidade Eramus foi desde sempre um sonho, mas também admite que contribuirá para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Apesar de a experiência na Universidad de Oviedo, Espanha, estar a decorrer em grande parte em formato online, está a gostar e sente que tem aprendido muito, não só a nível da língua como dos conteúdos. “Considero uma experiência importante e estou muito satisfeita com a minha decisão.”

Pâmela da Silva encontra-se a desenvolver um plano de trabalhos na Università di Bologna, Itália, no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade de Formação de Adultos. Durante a estadia, a estudante é supervisionada pela Professora Elena Luppi, do Departamento de Ciências da Educação, e irá recolher dados para complementar a abordagem internacional do tema da sua tese, finalizar um artigo para publicação, participar em eventos, seminários e grupos de discussão e receber formação que lhe permitirá adquirir competências com vista a melhorar a sua investigação.

O programa Erasmus+ proporciona a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento oportunidades de intercâmbio para frequentarem ciclos de estudos ou realizarem estágios em países europeus, podendo receber uma bolsa a título de contribuição para as despesas de viagem e de estadia. Para além das claras vantagens ao nível das aprendizagens, estas mobilidades contribuem também para melhorar as competências linguísticas, interculturais e de comunicação, bem como adquirir competências transversais altamente valorizadas pelos empregadores, constituindo um fator distintivo no mercado de trabalho.