Rui Canário foi professor catedrático aposentado do Instituto de Educação, tendo iniciado a sua carreira académica na Universidade de Lisboa no início da década de 90.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1974, foi professor do ensino preparatório (atual segundo ciclo do ensino básico) e concluiu o doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Bordéus II em 1987.
Entre 1985 e 1990, foi professor adjunto e depois professor coordenador da recém criada Escola Superior de Educação de Portalegre, onde organizou e dirigiu o CRAP (Centro de Recursos e Animação Pedagógica), fundou e dirigiu a revista Aprender, desempenhou um papel relevante no desenvolvimento e gestão curricular dos cursos de formação inicial e contínua de professores, e liderou importantes projectos de investigação e de intervenção no meio local, envolvendo professores e alunos em processos autónomos de construção de aprendizagens.
O seu contributo para a área científica e académica da Educação foi particularmente notável na Formação de Adultos, onde o seu trabalho “Educação de Adultos: um campo, uma problemática” constituiu um instrumento clarificador e orientador da reflexão e da investigação na área.
Foi igualmente significativo o seu trabalho de re-orientação da investigação no âmbito da Sociologia da Educação, particularmente chamando a atenção para as abordagens metodológicas de teor interpretativo, centradas no envolvimento dos atores na co-construção do conhecimento, em processos de investigação-ação.
Foi um dos fundadores e principais dirigentes do Instituto das Comunidades Educativas, onde dinamizou projectos de desenvolvimento comunitário de animação pedagógica e de formação contínua de professores.
Trabalhou em universidades do Brasil e de França, em múltiplos cursos e através de conferências e congressos científicos.
É autor de uma vasta bibliografia, com obras de referência nas áreas científicas em que trabalhou e para cuja consolidação académica muito contribuiu.
Orientou muitas dezenas de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento, com impacto muito significativo no fortalecimento da comunidade científica da Educação em Portugal.
O exemplo do seu rigor crítico e da sua imaginação criadora no questionamento do conhecimento constituem, atualmente, uma referência para muitos dos seus pares e antigos alunos.
Para além da sua actividade académica, foi um intelectual publicamente reconhecido e respeitado, com uma intensa actividade política e de compromisso cívico desde a adolescência, no movimento estudantil, na militância política, no movimento cooperativo e associativo e no sindicalismo docente, onde foi dirigente.
IE-ULisboa