Investigadores do IE-ULisboa participam em dois novos projetos com financiamento do Programa Erasmus+. Para além destes, o IE-ULisboa coordena ainda a equipa de um projeto de investigação de carácter exploratório com fundos nacionais destinado a promover ideias inovadoras no domínio da educação inclusiva e da formação inicial de professores.
O projeto LIFT – Lesson Study in Future Teacher Education foi concebido por uma parceria estratégica, com o envolvimento de universidades de seis países europeus (Chipre, Estónia, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Suíça), para desenvolver um modelo europeu de desenvolvimento profissional “Estudo de Aula” (EA) através da criação de um guia testado no terreno de ITE destinado a apoiar a formação inicial de professores. Está prevista a criação de uma plataforma online de EA para fazer a ponte entre educadores e investigadores de diferentes países. No IE-ULisboa, o projeto tem a participação de João Pedro da Ponte, Mónica Baptista, Marisa Quaresma e Teresa Conceição.
Hélia Jacinto coordena a equipa de investigadores da UIDEF que participa no projeto DIM2ENSION – Digital Supported Mathematical Modelling for Sustainable Development Goals in European Education, focado no desenvolvimento de competências de Modelação Matemática. A equipa do projeto inclui seis parceiros de cinco países europeus, entre eles quatro instituições de ensino superior. O projeto ambiciona desenvolver um portal web para professores e uma aplicação móvel para alunos do ensino secundário; criar, testar e validar tarefas de Modelação Matemática em vários contextos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a disponibilizar em várias línguas; desenvolver e implementar cursos para a formação inicial e a formação contínua de professores de matemática com foco nesta temática; e investigar e disseminar práticas de Modelação Matemática com suporte digital.
O IE-ULisboa irá ainda coordenar um projeto exploratório em parceria com quatro instituições de ensino superior nacionais envolvidas na formação inicial de professores, o LS2Include – Introducing Inclusive Education in Initial Teacher Education through Lesson Study. Investigadores e doutorandos do IE-ULisboa, da FMH-ULisboa, e das Escolas Superiores de Educação de Lisboa e de Setúbal vão explorar o potencial do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores, com especial foco na Educação Inclusiva, bem como, as adaptações necessárias a este processo formativo na sua integração na formação inicial de professores de diversas disciplinas do ensino básico e secundário, no contexto português. A investigação será coordenada por Marisa Quaresma.