Coordenação Científica

Apresentação

O curso de doutoramento na área de especialidade em Formação de Professores e Supervisão está orientado para o estudo de modelos, práticas e efeitos de sistemas e de processos de formação de educadores e professores, supervisão pedagógica e formação de formadores. Incide sobre uma análise de protagonistas e de processos formais e não formais de supervisão e de formação, inicial e contínua, numa perspetiva de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em estreita articulação com a pesquisa em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), mais precisamente, no âmbito de duas linhas de investigação:

1) Novas Dinâmicas de indução profissional;
2) Desenvolvimento de comunidades educativas para a inclusão, procurando contribuir para a compreensão e o avanço de abordagens baseadas na prática, na colaboração e participação democráticas para o desenvolvimento profissional dos professores e das comunidades educativas em que estes se envolvem.

No presente ano letivo serão privilegiadas propostas de trabalho que contribuam para o avanço do conhecimento nas seguintes temáticas: processos colaborativos de formação e supervisão na indução profissional de professores do ensino básico e secundário; parcerias universidade-escola-comunidade no desenvolvimento profissional de professores;  desenvolvimento dos professores em comunidades de aprendizagem (profissional) para a inclusão; formação e aprendizagem profissional dos docentes do ensino superior.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Finalidades

De acordo com os princípios atrás referidos, este ciclo de estudos visa:

  • Desenvolver competências de investigação inscritas no espaço de conhecimento analítico da Formação de Professores e Supervisão;
  • Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto à comunidade académica e à sociedade em geral;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional da educação.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar-se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

  • Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso.
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2023/24, o curso funciona à 3ª feira, das 15h às 21h.