Coordenação Científica

Apresentação

O curso de doutoramento na área de especialidade em Psicologia da Educação está orientado para o estudo dos processos de aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e social em contextos educacionais diversos. A partir desta perspetiva, o estudo dos processos de aprendizagem e desenvolvimento não se centra apenas em variáveis pessoais e escolares, mas valoriza a multidimensionalidade psicossocial do desenvolvimento humano e as suas múltiplas interdependências.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em estreita articulação com a pesquisa em curso no centro de investigação do IE-ULisboa – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) – mais precisamente no âmbito da linha de investigação “Capacitação das comunidades educativas para a inclusão (L3)” e dos dois objetivos associados: Desenvolver estudos e metodologias para a capacitação de comunidades de aprendizagem em ambientes escolares complexos e de alta diversidade sociocultural (O1) e Aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas sociais da turma e seus efeitos na participação social dos estudantes e no envolvimento em experiências significativas e efetivas de aprendizagem (O2).

Os processos de ensino e aprendizagem nas suas dimensões afetivas e cognitivas, as relações escola-família, os ambientes de aprendizagem potenciadores de maior qualidade e eficácia na inclusão escolar e social são algumas das áreas de estudo que são privilegiadas.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Finalidades

Tendo em conta as orientações descritas, o doutoramento em Educação, na área de especialidade em Psicologia da Educação, tem por finalidades desenvolver:

  • Competências de investigação focadas na área de especialidade em Psicologia da Educação;
  • Competências para a comunicação e a transferência dos resultados da investigação, junto da comunidade académica e da sociedade em geral;
  • Competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional da educação.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar -se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

  • Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso;
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso;
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2021/22, o curso funciona à 3ª feira, das 15h às 21h.

Candidaturas

Datas e condições de acesso