maio, 2012
Detalhe
PROGRAMA 14:30h
Mais
Detalhe
PROGRAMA
14:30h Abertura
14:40h Intervenção de António Nóvoa
Universidade de Lisboa
15:30h Os últimos 30 anos do século XX: um período de significativas transformações na profissionalização dos professores. O caso da FCUL na formação dos professores de Ciências.
Maria Odete Valente
Universidade de Lisboa
16:00h Anos 80. Formar, na Universidade, educadores de infância e professores do ensino primário. Um olhar de quem viveu esse desafio na Universidade de Aveiro.
Isabel Alarcão
Universidade de Aveiro
16:30h Os mestrados em ensino na Universidade de Lisboa.
João Pedro da Ponte
Universidade de Lisboa
17:00h Debate
Moderação Maria João Mogarro
Universidade de Lisboa
Vídeo difusão em directo
Caso não consiga visualizar clique aqui
Simbolicamente, passam 150 anos sobre a abertura da primeira instituição de formação de professores em Portugal, com a inauguração da Escola Normal de Lisboa para o sexo masculino, em Marvila, em 21 de abril de 1862. Comemorar esta data é não só um ato simbólico de valorização do processo de formação, mas também uma forma de conferir visibilidade à formação de professores e aos itinerários que esta formação registou no nosso país, nomeadamente: i) nas escolas normais, como instituições seculares de formação; ii) nas licenciaturas em ensino, que surgem pela primeira vez na Faculdade de Ciências da UL, no início dos anos 70; iii) na formação de professores das Universidades Novas (Aveiro, Minho, Évora); iv) na Unidade de Ciências da Educação na FPCE da Universidade de Lisboa, e da sua contribuição (com o Departamento de Educação da FCUL) para a configuração do campo da investigação em Educação no nosso país. A colaboração da ESE de Lisboa, como instituição herdeira das escolas normais da capital, insere-se nesta perspetiva de valorização dos vários itinerários percorridos pela formação de professores em Portugal, estando previstas iniciativas posteriores a decorrer nas suas instalações. Estes itinerários permitem compreender a situação atual e o papel que as instituições de formação de professores assumem, visando esta iniciativa assinalar uma herança centenária que é património de todos nós.
Hora
(Sexta-feira) 14:30
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa