maio, 2012

18mai14:30150 Anos de Formação de Professores em Portugal14:30 Anfiteatro 1, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Lisboa

Mais

Detalhe

 

PROGRAMA

 

14:30h  Abertura

14:40h  Intervenção de António Nóvoa
                 Universidade de Lisboa

15:30h Os últimos 30 anos do século XX: um período de significativas transformações na profissionalização dos professores. O caso da                           FCUL na formação dos professores de Ciências.

                Maria Odete Valente
                 Universidade de Lisboa

16:00h  Anos 80. Formar, na Universidade, educadores de infância e professores do ensino primário. Um olhar de quem viveu esse desafio                    na Universidade de Aveiro.
                
                Isabel Alarcão
                Universidade de Aveiro

16:30h Os mestrados em ensino na Universidade de Lisboa.

               João Pedro da Ponte
                Universidade de Lisboa

17:00h Debate

Moderação Maria João Mogarro
                     Universidade de Lisboa

 

 

Vídeo difusão em directo

Caso não consiga visualizar clique aqui

 

Simbolicamente, passam 150 anos sobre a abertura da primeira instituição de formação de professores em Portugal, com a inauguração da Escola Normal de Lisboa para o sexo masculino, em Marvila, em 21 de abril de 1862. Comemorar esta data é não só um ato simbólico de valorização do processo de formação, mas também uma forma de conferir visibilidade à formação de professores e aos itinerários que esta formação registou no nosso país, nomeadamente: i) nas escolas normais, como instituições seculares de formação; ii) nas licenciaturas em ensino, que surgem pela primeira vez na Faculdade de Ciências da UL, no início dos anos 70; iii) na formação de professores das Universidades Novas (Aveiro, Minho, Évora); iv) na Unidade de Ciências da Educação na FPCE da Universidade de Lisboa, e da sua contribuição (com o Departamento de Educação da FCUL) para a configuração do campo da investigação em Educação no nosso país. A colaboração da ESE de Lisboa, como instituição herdeira das escolas normais da capital, insere-se nesta perspetiva de valorização dos vários itinerários percorridos pela formação de professores em Portugal, estando previstas iniciativas posteriores a decorrer nas suas instalações. Estes itinerários permitem compreender a situação atual e o papel que as instituições de formação de professores assumem, visando esta iniciativa assinalar uma herança centenária que é património de todos nós.

 

Organização: área de Currículo, Didáctica e Formação de Professores e área de História e Psicologia da Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

logofct_vcolor250x841

 

Hora

(Sexta-feira) 14:30

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa