maio, 2025
Detalhe
Neste seminário serão
Mais
Detalhe
Neste seminário serão apresentadas algumas notas sobre a educação STEM, acrónimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a sua origem e evolução histórica, a incorporação das Artes e Humanidades e a transformação da sigla em STEAM, o objetivo educativo que persegue e as razões que têm motivado o interesse pela sua implementação em contextos educativos.
Serão apresentados princípios-chave e requisitos para uma educação STEM integrada e de qualidade. Aborda-se a ideia de que a modelação matemática pode atuar como uma ponte que permite integrar significativamente a matemática com outras áreas do conhecimento no tratamento de tarefas de tipo STEAM, e discutem-se critérios para analisar o potencial STEAM de tarefas de modelação matemática. Finalmente, serão mostrados e analisados alguns exemplos de tarefas STEAM.
Mónica Villarreal ♦ Universidade Nacional de Córdoba, Argentina
Mónica Villarreal é formada em Matemática pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e tem doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Brasil). É professora titular da Faculdad de Matemática, Astronomia, Física y Computación da Universidad Nacional de Córdoba e investigadora independente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina. Tem a categoria I no Programa de Incentivo a Docentes-Pesquisadores do Ministério de Educação da Argentina.
Trabalha na formação inicial de professores e professoras de matemática como docente de Didática da Matemática e Metodologia e Prática de Ensino na Licenciatura em Matemática da Universidad Nacional de Córdoba. Seu interesse no desenvolvimento profissional docente, na modelação matemática e no uso de tecnologias digitais em contextos educacionais inspirou as suas pesquisas e publicações nos últimos anos. Dirige e orienta projetos de pesquisa e teses sobre estes tópicos. Foi diretora do Doutoramento em Educación en Ciencias Básicas y Tecnología da Universidade Nacional de Córdoba entre 2018 e 2021. É editora associada da Revista de Educación Matemática, publicada pela Unión Matemática Argentina. Entre 2016 e 2024 foi a representante argentina na Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI).
Hora
(Sexta-feira) 18:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa