junho, 2021
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Policy Brief nº.
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Policy Brief nº. 2 – “O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores”
A formação contínua de professores, em Portugal como em muitos outros países, tem tido dificuldade em assumir um papel efetivamente transformador das práticas letivas. O Estudo de Aula (lesson study) constitui um processo formativo ancorado na lecionação na sala de aula e focado na aprendizagem dos alunos, que permite repensar, experimentar e refletir em profundidade sobre estes aspetos. A sua utilização em diversos países de todos os continentes, com as necessárias adaptações aos diferentes contextos culturais, tem evidenciado as suas potencialidades. Trata-se de um processo formativo que pode contribuir para uma efetiva transformação das práticas letivas no sentido apontado pelas atuais orientações curriculares, requerendo uma atuação concertada de atores em diversos níveis, incluindo professores, diretores escolares, formadores e decisores políticos.
Inscrição gratuita, mas obrigatória.
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18h00
Mariana Gaio Alves | Coordenadora dos policy briefs no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
João Pedro da Ponte | Professor no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Florbela Oliveira | Subdiretora do AE Escultor Francisco do Santos (Rio de Mouro)
Luis Sérgio Mendes | Diretor do CFAE Sintra
Eulália Alexandre | Subdiretora da DGE – Direção Geral de Educação
Moderação
Filipa Faria | Doutoranda no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora
(Terça-feira) 18:00
Localização
online - hora de Lisboa/Portugal