novembro, 2022

21nov18:00Policy Brief nº. 4 do IE-ULisboaModelos Institucionais (Nacionais e Internacionais) de Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior18:00 Sala dos Reitores, Reitoria da Universidade de LisboaCategorias:arquivo,arquivo-policy-brief

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Policy Brief nº. 4 – “Modelos Institucionais (Nacionais e Internacionais) de Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior”

Este policy brief destina-se a enquadrar uma discussão informada acerca da urgência de se institucionalizarem modalidades de apoio à preparação pedagógica e ao desenvolvimento profissional docente. A democratização progressiva do acesso ao ensino superior modificou estruturalmente a sua população e trouxe novos desafios à docência. Por sua vez, a Declaração de Bolonha apresenta um modelo de ensino na qual o estudante deve desempenhar um papel central no seu próprio processo de aprendizagem. Estas transformações tornam por demais evidente a necessidade de se encontrarem medidas institucionais de apoio ao ensino e à aprendizagem. Entre elas, adquire particular relevância a formação pedagógica de docentes, quer à entrada na carreira, quer como apoio continuado ao desenvolvimento profissional. Em todo o mundo, com particular incidência nos países anglo-saxónicos e do norte da Europa, tem existido significativa experimentação e investigação pedagógica no Ensino Superior, destacando-se a tendência, nos anos mais recentes, para a obrigatoriedade da formação pedagógica. Em Portugal, os professores deste nível de ensino são os únicos aos quais não é solicitada quaisquer competências para além das relacionadas com a investigação.

Damos aqui conta das transformações no Ensino Superior português. Ao mesmo tempo, damos a conhecer, de modo sintético, algumas das mais importantes modalidades de formação profissional docente do Ensino Superior: o modelo central, que concentra num organismo os vários programas de desenvolvimento profissional; o modelo disperso que pelo contrário, se organiza ao nível departamental; o modelo misto que conjuga, a título local, programas genéricos centralizados com a oferta formativa de disciplinas específicas; por último, o modelo integrado, permite a incorporação de elementos do modelo misto, produzindo uma abordagem mais holística e capaz de promover o desenvolvimento profissional de modo eficaz e sustentado (Hicks, 1999). É justamente nesta última linha que se insere o curso de pós-graduação em Pedagogia do Ensino Superior, oferecido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A entrada é livre.

 

Policy Briefs n.º 4

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Programa

18h00

Jorge Ramos do Ó | IE-ULisboa (coord.)
Pedro Teixeira | Secretário de Estado do Ensino Superior
Luis Castro | Vice-Reitor da ULisboa
Flávia Vieira | UMinho

Moderação
Mariana Gaio Alves | IE-ULisboa

 

 

 

Hora

(Segunda-feira) 18:00

Localização

Reitoria da Universidade de Lisboa