junho, 2023
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Policy Brief n.º 6 – “Educação STEM em Portugal: Iniciativas e desafios para o futuro”
O acrónimo STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – surgiu nos anos 90, nos EUA, associado à necessidade de aumentar o número de jovens a prosseguirem estudos e carreiras nestas áreas.
Tomado como indicador de produtividade, competitividade e bem-estar dos países, e relacionado com projetos de inovação a nível internacional, o lema STEM legitimou políticas educativas, mudanças curriculares e novas práticas educativas. Seguindo esta tendência, em Portugal tem existido um incremento de iniciativas de Educação STEM, em contextos de aprendizagem formal e não formal, com o objetivo de promover a integração STEM, fomentar a aprendizagem STEM baseada em contexto, e despertar o interesse dos alunos por estudos e carreiras nestas áreas. Não obstante, em Portugal é possível fazer mais e melhor, através de uma ação conjunta entre escolas e organizações dos setores público e privado (autoridades públicas, indústria, universidade, etc.). Nesse sentido, preconiza-se uma estratégia nacional para a Educação STEM, um currículo aberto a práticas de design thinking, e a formação de professores em STEM.
A entrada é livre.
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Programa
10h30
Mónica Baptista | IE-ULisboa (coord.)
Mariana Gaio Alves | Coordenadora dos Policy Briefs do IE-ULisboa
José Contente | Deputado do PS e Professor na Universidade dos Açores
Pedro Patacho | Vereador da Câmara Municipal de Oeiras
Ana Cláudia Cohen | Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena
Moderação
Teresa Conceição | IE-ULisboa
Hora
(Sábado) 10:30
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa