outubro, 2013

22out9:30Seminário "Cyberbullying: do diagnóstico à prevenção"9:30 Anfiteatro 1, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Lisboa

Mais

Detalhe

 

A entrada é LIVRE e GRATUITA, mas sujeita a inscrição prévia. Por favor clique no seguinte link para efetuar a sua inscrição
Em Portugal, tal como noutros países, a problemática do bullying entre crianças e jovens tem vindo a ser objeto de grande atenção por parte da opinião pública e de investigadores de diferentes áreas, designadamente das Ciências da Educação, Psicologia e Sociologia.

Os meios de comunicação têm vindo a dar notícia de situações muito graves relacionadas com o uso das novas tecnologias da comunicação e da informação para fins ilícitos, de entre os quais se destaca a sua utilização, por parte de crianças e jovens, para perseguir e molestar sistematicamente colegas de escola e outros.

Estas novas formas de violência, a que damos o nome de cyberbullying, ampliam as consequências do bullying tradicional. O projeto Cyberbullying – Um diagnóstico da situação em Portugal (apoiado pela FCT) teve como objetivo estudar esta problemática, tendo em conta diversas variáveis e diferentes regiões do país.
No presente seminário a equipa do projeto pretende dar a conhecer os principais resultados dos diversos estudos realizados no âmbito do mesmo e confrontá-los com investigações e experiências afins que tiveram lugar em contexto nacional e internacional. Pretende-se, ainda, divulgar um conjunto de recursos úteis tais como o e-Book «Agir contra o Cyberbullying», para a prevenção e intervenção nas escolas, nas famílias e noutras

Programa

atualizado a 18/10/2013

10h00 | Sessão de Abertura

10h30 – 11h15 Conferência “Riscos e danos na Internet: perspetivas de crianças e adolescentes”

Oradora: Cristina Ponte (FCSH/NOVA)
Moderador: Feliciano H. Veiga (IEUL)

11h15 – 11h45 |Intervalo

11h45 – 12h45 Mesa redonda “Caracterização e prevalência do Cyberbullying em Portugal – ensino básico e secundário”

Oradores: Armanda Matos, Cristina Vieira, João Amado e Teresa Pessoa (FPCEUC)
Moderadora: Guilhermina Miranda (IEUL)

12h45 – 15h00 | Almoço

15h00 -16h00 | Mesa redonda “Experiências de cyberbullying, ambiente familiar e ambiente escolar – ensino básico e secundário”

Oradoras: Ana Margarida Veiga Simão (FPUL), Ana Paula Caetano (IEUL), Isabel Freire (IEUL) e Maria José D. Martins (ESEP-IPP)
Moderadora: Sara Bahia (FPUL)

16h00 – 16h15 | Intervalo

16h15 – 17h15 | Mesa redonda “Contributos para o diagnóstico do cyberbullying no ensino superior”

Oradores: Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay de Souza e Sofia Francisco (FPUL), Maria José D. Martins (ESEP-IPP) e Teresa Pessoa (FPCEUC)
Moderadora: Carolina Carvalho (IEUL)

17h15 – 17h30 | Intervalo

17h30 – 18h30 |Mesa redonda “Cyberbullying: experiências de formação”

Oradores: Fernando Rui Campos (DGEME), Armanda Matos e João Amado (FPCEUC)
Moderador: João Filipe Matos (IEUL)

Comissão Científica

Ana Margarida Veiga Simão (FPUL)
Ana Paula Caetano (IEUL)
Armanda Matos (FPCEUC)
Cristina Vieira (FPCEUC)
Isabel Freire (IEUL)
João Amado (FPCEUC)
Maria José D. Martins (ESEP-IPP)
Teresa Pessoa (FPCEUC)

Comissão Organizadora

Ana Margarida Veiga Simão (FPUL)
Ana Paula Caetano (IEUL)
Isabel Freire (IEUL)
Maria José D. Martins (ESEP-IPP)
Elsa Machado (IEUL- doutoranda)
Sidclay de Souza (FPUL-doutorando)
Sofia Francisco (FPUL-doutoranda) 

Contactos

e-mail | as@ie.ul.pt
telefone | 21 794 36 33 

Organizado pelo projeto Cyberbullying – Um diagnóstico da situação em Portugal (apoiado pela FCT)

Parceiros

Apoios

Hora

(Terça-feira) 9:30

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa