fevereiro, 2013
Detalhe
SEMINÁRIO
Mais
Detalhe
SEMINÁRIO
“PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA”
15 e 16 de fevereiro de 2013 | Anfiteatro IEUL
As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática que se têm vindo a afirmar internacionalmente estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores, pelo que este projeto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação.
Este Seminário pretende dar a conhecer os trabalhos já realizados neste projeto – que incluem diversos estudos empíricos em salas de aula e também a produção de materiais multimédia para a formação de professores – e promover o seu cruzamento com perspetivas internacionais sobre o tema.
Inscrição
Gratuita, até dia 8 de fevereiro, em http://p3m.ie.ul.pt/inscricao, com acesso antecipado aos textos do Seminário.
Programa
15 fevereiro |
11:00-11:30 Sessão de Abertura: Apresentação do projeto e do seminário
João Pedro da Ponte (coordenador do projeto, Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
11:30-12:30 Conferência “Relações entre investigação académica e práticas letivas: Compreender, apoiar e transformar o ensino da Matemática”
Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA)
Comentário de Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora)
14:00-15:30 Painel “Áreas de problematização do projeto”
Participantes:
João Pedro da Ponte (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Luís Menezes(ESE de Viseu)
Darlinda Moreira (Univ. Aberta)
Sandra Campelos (Univ. Aberta)
Comentários:
Salvador Llinares (Univ. de Alicante)
Lurdes Serrazina (ESE de Lisboa)
Moderadora:
Rosa Ferreira (Univ. do Porto)
15:30-17:00 Simpósio I
Renata Carvalho & João Pedro da Ponte, “O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais”
Ana Gafanhoto & Ana Paula Canavarro, “A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações nas funções”
Cláudia Oliveira & Hélia Oliveira, “Modelação matemática no ensino profissional: as tarefas e o conhecimento extra-matemático”
Neusa Branco & João Pedro da Ponte, “Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência em Álgebra”.
Comentários:
Dario Fiorentini (Univ. Estadual de Campinas, Brasil)
Henrique Guimarães (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Moderadora:
Darlinda Moreira (Univ. Aberta)
17:00-17:30 Pausa para café
17:30-18:30 Conferência: “Mirada profesional: Componente de las practicas profesionales del profesor de matemáticas”
Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha),
Comentário de Helena Martinho (Univ. do Minho)
18:30-19:00 Momento musical e convívio
16 fevereiro |
09:30-10:30 Conferência “Aprendizagem profissional e participação em comunidades investigativas”
Dario Fiorentini (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Comentário de Luís Menezes (ESE de Viseu)
10:30-11:00 Pausa para café
11:00-12:30 Conferência “Casos multimédia na formação de professores”
Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora)
Luís Menezes (ESE de Viseu)
14:00-15:30 Simpósio II
António Guerreiro, “Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas”
Marisa Quaresma & João Pedro da Ponte, “A comunicação na sala de aula numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais no 5.º ano”
Célia Mestre & Hélia Oliveira, “A construção coletiva da generalização num contexto de ensino exploratório com alunos do 4º ano de escolaridade.”
Ana Paula Canavarro, Hélia Oliveira & Luís Menezes, “Práticas de ensino exploratório da matemática: ações e intenções de uma professora”
Comentários:
Paola Sztain (Univ. da Carolina do Norte)
Joana Brocardo (ESE de Setúbal)
Moderadora:
Helena Martinho (Univ. do Minho)
15:30-17:15 Painel “Condições de mudança nas práticas profissionais dos professores de Matemática”
Participantes:
Lurdes Figueiral (presidente da APM)
João Almiro (Esc. Sec. Tondela)
Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte)
Moderadora:
Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
17:15-17:30 Encerramento
Realizado no âmbito do projeto
P3M – Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
Hora
(Sexta-feira) 11:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa