fevereiro, 2013

15fev11:00Seminário “Práticas Profissionais dos Professores de Matemática”11:00 Anfiteatro 1, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Lisboa

Mais

Detalhe

 

SEMINÁRIO 


“PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA”

 

15 e 16 de fevereiro de 2013 | Anfiteatro IEUL

 

As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática que se têm vindo a afirmar internacionalmente estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores, pelo que este projeto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação.
Este Seminário pretende dar a conhecer os trabalhos já realizados neste projeto – que incluem diversos estudos empíricos em salas de aula e também a produção de materiais multimédia para a formação de professores – e promover o seu cruzamento com perspetivas internacionais sobre o tema.

Inscrição
Gratuita, até dia 8 de fevereiro, em http://p3m.ie.ul.pt/inscricao, com acesso antecipado aos textos do Seminário.

 

 

Programa

15 fevereiro

11:00-11:30  Sessão de Abertura: Apresentação do projeto e do seminário

João Pedro da Ponte (coordenador do projeto, Instituto de Educação, Univ. Lisboa)

11:30-12:30 Conferência “Relações entre investigação académica e práticas letivas: Compreender, apoiar e transformar o ensino da Matemática”

Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA)

Comentário de Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora)


14:00-15:30  Painel “Áreas de problematização do projeto”
Participantes:
João Pedro da Ponte (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Luís Menezes(ESE de Viseu)
Darlinda Moreira (Univ. Aberta)
Sandra Campelos (Univ. Aberta)
Comentários:
Salvador Llinares (Univ. de Alicante)
Lurdes Serrazina (ESE de Lisboa)
Moderadora:
Rosa Ferreira (Univ. do Porto)

15:30-17:00  Simpósio I
Renata Carvalho & João Pedro da Ponte, “O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais”

Ana Gafanhoto & Ana Paula Canavarro, “A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações nas funções”

Cláudia Oliveira & Hélia Oliveira, “Modelação matemática no ensino profissional: as tarefas e o conhecimento extra-matemático”

Neusa Branco & João Pedro da Ponte, “Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência em Álgebra”.

Comentários:

Dario Fiorentini (Univ. Estadual de Campinas, Brasil)

Henrique Guimarães (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)

Moderadora:

Darlinda Moreira (Univ. Aberta)

17:00-17:30  Pausa para café

17:30-18:30  Conferência: “Mirada profesional: Componente de las practicas profesionales del profesor de matemáticas”
Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha),

Comentário de Helena Martinho (Univ. do Minho)

18:30-19:00  Momento musical e convívio

16 fevereiro

09:30-10:30 Conferência “Aprendizagem profissional e participação em comunidades investigativas”
Dario Fiorentini (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)

Comentário de Luís Menezes (ESE de Viseu)

10:30-11:00  Pausa para café

11:00-12:30  Conferência “Casos multimédia na formação de professores”
Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora)
Luís Menezes (ESE de Viseu)


14:00-15:30  Simpósio II
António Guerreiro, “Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas”

Marisa Quaresma & João Pedro da Ponte, “A comunicação na sala de aula numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais no 5.º ano”

Célia Mestre & Hélia Oliveira, “A construção coletiva da generalização num contexto de ensino exploratório com alunos do 4º ano de escolaridade.”

Ana Paula Canavarro, Hélia Oliveira & Luís Menezes, “Práticas de ensino exploratório da matemática: ações e intenções de uma professora”
Comentários:

Paola Sztain (Univ. da Carolina do Norte)

Joana Brocardo (ESE de Setúbal)

Moderadora:

Helena Martinho (Univ. do Minho)

15:30-17:15  Painel “Condições de mudança nas práticas profissionais dos professores de Matemática”
Participantes:
Lurdes Figueiral (presidente da APM)
João Almiro (Esc. Sec. Tondela)
Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte)

Moderadora:

Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)

17:15-17:30 Encerramento

 

Realizado no âmbito do projeto

P3M – Práticas Profissionais dos Professores de Matemática

 

logos

Hora

(Sexta-feira) 11:00

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa