novembro, 2011
Detalhe
Seminário Transdisciplinar da
Mais
Detalhe
Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de História e Psicologia da Educação
Potencialidades e questionamento da interpessoalidade em contextos educativos: Novos conceitos e estudos empíricos
Feliciano H. Veiga
Este seminário procura considerar e discutir as potencialidades do conceito de interpessoalidade, termo utilizado como sinónimo de relações interpessoais, tomando como referência recentes estudos empíricos e novos conceitos deles derivados. Estarão em discussão questões que hoje se colocam em torno da importância da interpessoalidade em contextos educativos, bem como a forma como ela se constitui enquanto factor determinante da aprendizagem e do desenvolvimento humano, seja na escola seja na família. Serão apresentados estudos quantitativos sobre temas específicos, envolvendo cognições e comportamentos ao longo da adolescência – transgressões escolares, direitos psicossociais, interacções comunicacionais, altruísmo, voluntariado, resiliência e empatia –, com especificação de amostras, escalas de avaliação e procedimentos utilizados. Tais estudos aparecerão enquadrados em linhas de investigação, sendo efectuada uma análise crítica de modelos teóricos e de resultados no sentido da problematização das relações interpessoais e dos fenómenos contextuais, podendo constituir-se uma abertura a posteriores estudos sobre o tema da interpessoalidade, entendida como disponibilidade para a relação humana e para o apoio criativo.
Documento de apoio ao seminário

Bibliografia de apoio ao seminário
Intervir em Situações de Indisciplina, Violência e Conflito
Hora
(Sexta-feira) 17:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa