julho, 2025

1jul- 29:00jul 2- 19:00XV Fórum dos Jovens Investigadores9:00 - 19:00 (2) Anfiteatro 1, IE-ULisboaCategorias:Alunos,Destaques,Docentes,eventos,FJI,Geral

Mais

Detalhe

O XV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso no âmbito do Doutoramento e Pós-Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se em duas modalidades – workshops e apresentação e discussão de trabalhos.

Workshops de investigação | 2 de julho (9h30-12h30)

A participação em workshops de investigação é destinada aos jovens investigadores.

Apresentação de trabalhos|1 de julho (9h00-10h30, 11h00-12h30, 16h30-18h00) e 2 de julho (14h00-15h30, 15h45-17h15)

A apresentação de trabalhos destina-se aos doutorandos e pós-doutores do IE-ULisboa, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam. Cada participante dispõe de 15 minutos para apresentar o seu trabalho.

Importante: podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos de doutoramento e pós-doutoramento em curso, sendo necessária a respetiva inscrição online.

 

Call for Papers

A submissão de propostas é realizada através de:

Resumo do trabalho
O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços, apresentando o(s) objetivo(s) do estudo, os principais aspetos do enquadramento teórico, a metodologia de investigação, os resultados preliminares (caso existam) e um máximo de quatro palavras-chave. Os resumos devem ser submetidos até ao dia 16 de junho de 2025.

A submissão do resumo e respetivo cartaz é feita a partir do formulário de inscrição: https://forms.gle/PpM3GXBcu5eMeW4N9

Cartaz digital
As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, ou poster científico, correspondente a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc) com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível (não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri); c) orientação horizontal do slide; e uso preferencial de esquemas. O cartaz digital será submetido no formulário de inscrição, até ao dia 16 de junho de 2025.

Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico

A organização das apresentações contempla a diversidade das áreas de especialidade, em cada sessão paralela, tendo em vista:

1. a promoção do conhecimento por parte de todos os doutorandos e pós-doutores da diversidade de abordagens e tradições de investigação em educação;

2. a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar.

 

GUIA DE PARTICIPAÇÃO

 

Inscrições, Submissão de resumos e Acreditação

 

https://forms.gle/PpM3GXBcu5eMeW4N9

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos aqueles que queiram participar no encontro. O ato de inscrição permite aos participantes receber notícias relacionadas com o XV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Este encontro está certificado como formação de curta duração (ACD) de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
Inscrição obrigatória para acesso à acreditação.

 

Qualquer dúvida, contacte fji@ie.ulisboa.pt

Datas importantes

Submissão de resumos e envio do cartaz digital: até 16 de junho de 2025

Inscrições online (assistência e workshops): até 21 de junho de 2025

Inscrição ACD: até 21 de junho de 2025

 XIV Fórum de Jovens Investigadores: dias 1 e 2 de julho de 2025

Workshops de investigação

Os workshops têm como objetivo proporcionar aos jovens investigadores um espaço de reflexão sobre questões metodológicas transversais aos trabalhos de investigação em curso. Os workshops decorrem no dia 2 de julho subordinados às seguintes temáticas:

W1 Ética na Investigação Educacional 
Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão e João Piedade

W2 • Inteligência artificial na investigação em educação 
Nuno Dorotea e Ana Pedro

W3  O uso do Mendeley na investigação
Paula Seguro de Carvalho

W4 • Revisões de literatura: Aspetos teóricos, metodológicos e práticos 
Bruna Rodrigues

W5  Métodos mistos na investigação educacional: Abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo 
Hélia Jacinto

As inscrições estão sujeitas a limite de vagas. Cada participante só pode assistir a um workshop, mas deve selecionar dois, por ordem de preferência (o formulário de inscrição inclui as inscrições nos workshops). Não irão funcionar os workshops com menos de 10 participantes.

Programa

1 DE JULHO

08h30 – 09h00  Receção/Acolhimento dos participantes

09h00 – 10h30  Sessão Paralela I

10h30 – 11h00  Intervalo

11h00 – 12h30  Sessão Paralela II ⇓

12h30 – 14h00  Intervalo para almoço

13h30 – 14h00  Receção/Acolhimento dos participantes

14h00 – 14h15  Sessão de abertura

Luís Miguel Carvalho  Diretor IE-ULisboa
Ana Paz  Coordenadora do Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa
Célia Figueira  Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante

14h15 – 14h45  Trajetos de Investigação Educacional

Feliciano H. Veiga Professor Catedrático Jubilado do IE-ULisboa
Comentários
Anabela Sousa Pereira Professora Catedrática da Universidade de Évora
Isabel Martínez Professora Titular da Universidad de Castilla-La Mancha (Spain)

14h45 – 16h00  Conferência plenária

Recreation, 3650N, Next Right. Un código, una advertencia una indicación o una descripción para perderse en la historia de los parques urbanos de Chicago como institución educativa
Eulàlia Collelldemont  Universidad de Vic -Universidad Central de Catalunya

16h00 – 16h30  Fórum convívio

16h30 – 18h00 • Sessão Paralela III

2 DE JULHO

09h00 – 09h30  Receção/Acolhimento dos participantes

09h30 – 12h30  WORSHOPS

W1 Ética na Investigação Educacional 
Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão e João Piedade

W2 • Inteligência artificial na investigação em educação 
Nuno Dorotea e Ana Pedro

W3  O uso do Mendeley na investigação
Paula Seguro de Carvalho

W4 • Revisões de literatura: Aspetos teóricos, metodológicos e práticos 
Bruna Rodrigues

W5  Métodos mistos na investigação educacional: Abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo 
Hélia Jacinto

12h30 – 14h00  Intervalo para almoço

13h30 – 14h00  Receção/Acolhimento dos participantes

14h00 – 15h30 • Sessão Paralela IV

15h30 – 15h45  Intervalo

15h45 – 17h15  Sessão Paralela V

17h15- 19h00  Fórum convívio e momento musical, com revelação do prémio surpresa FJI

Comissão Organizadora

Ana Luísa Paz  Docente do IE-ULisboa

Ana Rita Alves  Doutoranda em Didática das Ciências

Andreia Veiga  Doutoranda em Formação de Professores e Supervisão

Carolina Petronilho  Doutoranda em Psicologia da Educação

Filipa Faria • Doutoranda em Didática da Matemática

Inês Araújo  Doutoranda em Educação Artística

Joana Viana  Docente do IE-ULisboa

Liliana Zeferino  Doutoranda em Formação de Adultos

Luís Miguel Carvalho  Diretor e Docente do IE-ULisboa

Marília Freitas Rossi • Doutorando em TIC e Educação

Marisa Quaresma  Docente do IE-ULisboa

Mayra Muygnani   Doutoranda em História da Educação

Mónica Baptista  Subdiretora e Docente do IE-ULisboa

Paula Guimarães  Docente do IE-ULisboa

Ricardo Cipriano • Doutorando em Educação Inclusiva

Sofia Viseu • Docente do IE-ULisboa

Tatiana Sanches • Investigadora do IE-ULisboa

Tiago Gonçalves  Doutorando em Administração e Política Educacional

Zulmira Torres  Assessoria do IE-ULisboa

FAQ

1. Quem pode participar no Fórum de Jovens Investigadores (FJI)?
Podem participar e assistir aos trabalhos do FJI os alunos de licenciatura, de pós-graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento do IE-ULisboa, alunos de doutoramento e mestrado de Ciências da Educação da FMH e outras pessoas interessadas.

2. Como posso participar no Fórum de Jovens Investigadores?
A participação inclui três modalidades:

  • Participar em workshops de investigação, destinada aos doutorandos e mestrandos do IE-ULisboa e aos doutorandos e mestrandos de Ciências da Educação da FMH-ULisboa, e a outras pessoas interessadas.
  • Apresentar um trabalho, destinada aos doutorandos do IE-ULisboa e de Ciências da Educação da FMH-ULisboa.
  • Assistir a trabalhos, destinada a todos os interessados, incluindo, alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

3. Os alunos de doutoramento do primeiro ano podem apresentar um trabalho?
Sim, todos os doutorandos podem apresentar um trabalho, independentemente do ano que frequentem.

4. Como posso apresentar um trabalho?
A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho e de um cartaz digital, poster científico.
A submissão de resumos e cartaz digital é realizada através do preenchimento do formulário de inscrição on-line.

5. Ao submeter um trabalho, fico automaticamente inscrito?
Sim, o preenchimento do formulário referido no ponto anterior serve, cumulativamente, para submissão de trabalho e inscrição, incluindo nos workshops de investigação.

6. Quem apresentou o trabalho em anteriores Fóruns de Jovens Investigadores, pode voltar a apresentar este ano?
Sim, apresenta a continuidade do trabalho desenvolvido no âmbito da investigação em curso.

7. Em que suporte digital é feita a comunicação?
A apresentação do trabalho é realizada através de um cartaz digital/poster científico. O doutorando seleciona a informação que considere necessária para tornar clara e fundamentada a sua apresentação oral.

8. O que é o cartaz digital ou poster científico?
O cartaz digital corresponde a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc), com informação estática e sem qualquer animação.

9. Como estruturar o cartaz digital ou póster científico?
Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível [não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri)]; c) orientação horizontal do slide; d) uso preferencial de esquemas.

Pode consultar o documento de Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico  AQUI

10. Qual o papel do moderador nas sessões paralelas?
O moderador é responsável pela condução da sessão e pela gestão das intervenções dos participantes e da assistência.

11. Qual o papel do professor responsável por comentar os trabalhos apresentados nas sessões?
A reflexão crítica efetuada pelo professor visa o enriquecimento da investigação em curso apresentada pelo doutorando.

12. O professor comentador pertence à área de investigação dos doutorandos que apresentam os seus trabalhos?
O professor comentador pertence, preferencialmente, a outra área de especialidade, tendo em vista despoletar a articulação dos saberes e das tradições de investigação numa perspetiva interdisciplinar.

Contactos

Comissão Organizadora do Fórum de Jovens Investigadores do IE-ULisboa

fji@ie.ulisboa.pt

 

 

Hora

1 (Terça-feira) 9:00 - 2 (Quarta-feira) 19:00

Localização

IE-ULisboa