fevereiro, 2022

9fev- 11fev 911:30fev 11XXIX Colóquio AFIRSE Portugal11:30 - 16:45 (11) IE-ULisboa, IE-ULisboaCategorias:afirse,arquivo

Mais

Detalhe

A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Contributos da investigação

A sociedade contemporânea confronta-se com uma crise civilizacional decorrente da conjugação, à escala planetária, de múltiplas crises – humanitária, pandémica, sanitária, ecológica, climática, demográfica, energética, alimentar, política, económica, social e cultural. Essas múltiplas crises, interdependentes, advêm, em grande medida, da globalização, da ocidentalização e do desenvolvimento. Nesse contexto, alicerçado num modelo de desenvolvimento hegemónico e globalizado, intensificam-se e ganham visibilidade problemas sociais complexos, tais como a diminuição da biodiversidade, a destruição do planeta através da poluição e do consumo excessivo dos recursos naturais, as guerras, a violência, a pobreza, as doenças, a degradação da vida quotidiana, as injustiças, as discriminações e as múltiplas desigualdades (socioeconómicas, educativas, de género, étnicas, de cor de pele, entre outras).

A complexidade e a diversidade dos desafios podem ser compreendidas como oportunidades para a superação da arrogância do controle, da arrogância do saber e da arrogância do poder, no sentido de resgatar e construir modos de pensar, de fazer e de viver sustentáveis, capazes de assegurarem a defesa da vida do planeta. A educação não é condição suficiente para a transformação, contudo também não é possível transformar sem educar. Além dos problemas que suscitam, as crises também integram possibilidades de mudança, assim a transformação tem vindo a ocorrer paulatinamente, através de iniciativas contra-hegemónicas, centradas na tomada de consciência e na mobilização, veiculando a responsabilidade, a solidariedade, a crítica e a ética. Atendendo à amplitude e à complexidade dos desafios, a transformação requer mudanças, conjuntas e interdependentes, do ponto de vista institucional, social, económico, político, educativo e do pensamento.

Face a tais desafios, o XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal promove um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante da investigação educacional realizada em diversos países, procurando responder a diferentes questões: Quais as finalidades da educação? Que conhecimentos, capacidades, atitudes e valores são importantes na sociedade contemporânea? Qual o contributo das políticas públicas de educação? As práticas educativas podem promover o otimismo crítico, ativo, transformador e voluntarista? Que formação assegurar aos professores e educadores? Qual o contributo da investigação em educação para a produção de conhecimento científico sobre as políticas e as práticas educativas portadoras de inéditos viáveis?

Mais informações podem ser consultadas no website e redes sociais da AFIRSE: http://afirse.ie.ul.pt

 

 

Eixos Temáticos

1. Educação e desafios da sociedade contemporânea – políticas e práticas
2. Educação inclusiva e direitos humanos
3. Educação, sustentabilidade, associativismo e intervenção comunitária
4. Práticas pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem
5. Tecnologias digitais e educação
6. Formação de professores e educadores face aos desafios da sociedade contemporânea

 

 

Promovem-se três ações de formação de curta duração (1. Educação e Sustentabilidade; 2.Educação e Inclusão; 3. Educação, Sociedade e Desenvolvimento Humano).

Para se inscrever e obter informação adicional, consultar:
http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxix-coloquio-2022/formacao-acd/

 

 

              logotipo AFIRSE Portugal

Hora

9 (Quarta-feira) 11:30 - 11 (Sexta-feira) 16:45

Localização

IE-ULisboa