fevereiro, 2026

11fev- 13fev 1111:30fev 13XXXIII Colóquio AFIRSE PortugalPolíticas e Práticas de Educação e Formação: contributos da investigação11:30 - 18:00 (13) Várias salas, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, LisboaCategorias:afirse,Alunos,Destaques,eventos,Geral

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O XXXIII Colóquio da AFIRSE Portugal, subordinado ao tema “Políticas e Práticas de Educação e Formação: contributos da investigação“, pretende constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão, debate e partilha de saberes em torno das políticas e práticas educativas.

O colóquio centra-se na análise da articulação e da influência recíproca entre as políticas educativas públicas, as práticas pedagógicas e a investigação científica. Destaca-se o papel decisivo destes domínios na construção de sistemas educativos mais robustos, inclusivos e equitativos, capazes de garantir o direito à educação para todos — tanto no acesso como no sucesso — num contexto marcado por rápidas e profundas transformações sociais, culturais, políticas, ecológicas, demográficas, económicas e tecnológicas.

As políticas educativas assentam em valores que orientam os seus objetivos, prioridades e formas de implementação, refletindo conceções sobre a educação, as diferentes idades da vida, a cidadania e a sociedade. Os valores e as orientações ideológicas que sustentam as políticas educativas, bem como as finalidades que estas atribuem à educação, representam uma questão fundamental a debater.

As políticas educativas públicas são instrumentos essenciais para a organização e orientação dos sistemas de ensino, nomeadamente na definição curricular e nas opções pedagógicas, tendo implicações no bem comum, nos direitos educativos fundamentais, na justiça social e na sustentabilidade da democracia. Influenciam igualmente a formação de professores e educadores, as condições de trabalho e o reconhecimento dos profissionais da educação, a articulação entre os diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os modelos de acompanhamento e avaliação. Na construção e implementação das políticas educativas, assume especial relevância o conhecimento científico produzido no campo da educação, assim como a participação dos diversos agentes educativos.
As orientações políticas emanadas das organizações supranacionais exercem influência nas políticas educativas nacionais, promovendo, entre outros aspetos, a harmonização de objetivos e metas. Embora esta tendência possa favorecer a melhoria da qualidade, a promoção da equidade e a comparabilidade entre sistemas, também pode gerar tensões e efeitos indesejados, como a padronização excessiva, o foco exagerado nos resultados e métricas, e a falta de adaptação e adequação de modelos e práticas às especificidades nacionais e locais.

Neste contexto, com base nos contributos da investigação, o colóquio visa promover uma análise crítica e um diálogo entre investigadores, profissionais da educação e decisores políticos, abordando as conquistas, os desafios e as áreas de evolução das políticas públicas e das práticas educacionais, nos diferentes níveis de ensino e modalidades educativas, tanto formais como não formais. As questões centrais a serem discutidas incluem: Quais são as finalidades da educação e da escola pública? De que forma as políticas e práticas educativas podem responder às desigualdades sociais, económicas e culturais, garantindo a inclusão de todas as pessoas? Como podem as políticas e práticas educativas promover a formação de cidadãos críticos, criativos, conscientes e solidários, capazes de contribuir para a sustentabilidade da democracia e a transformação da sociedade? Qual o papel das políticas e das práticas educativas na formação de cidadãos responsáveis e capazes de agir de forma consciente face aos desafios globais, como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade? Como se relacionam os diversos intervenientes na produção das políticas públicas da educação? E de que maneira as políticas e práticas educativas podem incentivar a colaboração entre escolas, famílias e comunidades? Como podem as políticas educativas equilibrar a autonomia das escolas com a necessidade de garantir padrões de qualidade, equidade e responsabilidade? Quais as implicações das orientações internacionais e da avaliação padronizada na educação?

 

Este evento será acreditado como Ação de Curta Duração.

Mais informações podem ser consultadas no website e redes sociais da AFIRSE: http://afirse.ie.ul.pt

 

Eixos Temáticos

  1. Políticas de educação e formação
    Análise das políticas educativas nos planos internacional, nacional e local, dirigidas à educação de crianças, jovens e adultos, incluindo a educação intergeracional. A reflexão incide sobre as finalidades da educação, a conceção, implementação, monitorização e avaliação das políticas educativas, os atores e instituições envolvidos, bem como os mecanismos de coordenação e regulação que orientam os sistemas educativos.
  2. Práticas pedagógicas e inovação educativa
    Análise das metodologias de ensino e aprendizagem, inovação organizacional, curricular e pedagógica, práticas educativas inclusivas e promotoras de equidade, a educação digital, os processos de acompanhamento e avaliação.
  3. Formação de professores, de educadores e de outros agentes educativos (mediadores, animadores, mentores, tutores, etc.)
    Formação inicial e contínua, indução profissional, desenvolvimento profissional, identidade e saberes profissionais, condições de trabalho e reconhecimento.
  4.  Políticas educativas e educação não formal
    Análise de políticas educativas que valorizam a complementaridade entre a educação formal, a educação não formal e a educação informal, desenvolvidas em múltiplos contextos (escolares, culturais, laborais, prisionais, associativos e comunitários, entre outros), valorizando a diversidade, flexibilidade, inclusão, autonomia e participação. Análise de práticas de reconhecimento e de validação de adquiridos experienciais e de comunidades de aprendizagem.

Datas importantes

  • 16 de junho 2025 – Início de inscrições e de submissões de propostas na plataforma
  • 30 de setembro 2025 – Data limite para a submissão de comunicações individuais e simpósios (2.ª chamada)
  • 24 de outubro 2025 – Data limite para envio da notificação aos autores
  • 31 de outubro 2025 – Data limite de pagamento com tarifa reduzida
  • 2 de dezembro 2025 – Data limite de pagamento com tarifa regular
  • 6 de fevereiro 2026 – Data limite de pagamento para participantes sem comunicação
  • 11, 12 e 13 de fevereiro 2026 – XXXIII Colóquio da AFIRSE Portugal
  • 17 de abril 2026 – Data limite de envio do texto definitivo para as Atas do Colóquio

 

 

 

              logotipo AFIRSE Portugal

Hora

11 (Quarta-feira) 11:30 - 13 (Sexta-feira) 18:00

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa