Seleção de artigos publicados por membros da UIDEF em revistas científicas indexadas entre junho e setembro de 2025

Almeida, M. M., & Costa, E. (2025). Formación y Profesionalización Docente: Un Análisis Comparativo de las Políticas Portuguesas en el Contexto Europeo. Revista Española de Educación Comparada, 47, 89–111. https://doi.org/10.5944/reec.47.2025.44078

Goos, M., & Carreira, S. (2025). Conceptualising the relationship between mathematical modelling and interdisciplinary STEM education. In T. Ikeda, A. Saeki, V. Geiger, & G. Kaiser (Eds.), International horizons in mathematics modelling education (pp.21-46). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-53533-8_2

Carl, J., Goss, H., Lundvall, S., Pavlova, I., Algurén, B., Antala, B., Bartle, G., Birchg J., Black, V., Bryant, A. S., Carlos-Vivas, J., Christodoulides, E., Cowley, J. G., Csányim, T., Martelaer, K. de, Emeljanovas, A., Eren, G., Fernāte, A., Foweather,L., Gilic, B., Gisladottir, T., Green, N., Groffik, D., Heck, S., Hilvoorde, I. van, Huhtiniemiz, M., Iconomescu, T. M., Jaunig, J., Jones, E., Jurak, G., Kelso, A., Koka, A., Kreinbucher-Bekerle, C., Laudańska-Krzemińskagg, I., Martins, J., Masanovic, B., McFlynn, P., McKee, M., Melby, P. S., Mendoza-Muñoz, M., Mieziene, B., Milanović, I., Mileva, E., Mouton, A., Müller, I., Németh, Z., O’Brien, W., Olaru, B. S., Petrytsa, P., Onofre, M., Pihu, M., Popeska, B., Popovic, S., Poweleit, A., Radisavljević Janić, S., Riga, V., Schnitzler, C., Sekulic, D., Semyonova, M., Singh, A. S., Smila, B., Tsivitanidou, O., Töpfer, C., Vašíčková, J., Venetsanou, F., Winje, Ø., Zito, V., Yıldızer, G., Elsborg, P., D’Anna, C., Vlček, P., & K. Salin, K. (2025). Compatibility of physical education curricula with physical literacy across 40 European countries. Journal of Curriculum Studies. https://doi.org/10.1080/00220272.2025.2523436 

Martins, M. J. D., Marchão, A., Oliveira, T., Caetano, A. P., & Tinoca, L. (2025). Schools as learning communities for inclusion: Insights from case studies of two school clusters in Portugal. Frontiers in Education, 10, e1549712. https://doi.org/10.3389/feduc.2025.1549712

Mogarro, M. J., Tinoca, L., Caetano, A. P., & Piedade, J. (Eds.). (2025). Educação inclusiva: políticas, estratégias e práticas perante os desafios da diversidade [Special issue]. Revista Lusófona da Educação, 66(66). https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66

Núñez-Nogueroles, E.-E., & Freire, S. (2025). Non-teaching staff’s perceptions of accessibility and inclusion in Portuguese Higher Education institutions. Educação & Pesquisa, 51, e282784, 1-17. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282784en

Ponte, J. P., Martins, M., Quaresma, M., Gomes, P., & Rodrigues, B. (2025). Needed skills and knowledge and challenges of the mathematics lesson study facilitator: A scoping systematic literature review. International Journal for Lesson and Learning Studies, 1-16. https://doi.org/10.1108/IJLLS-01-2025-0021

Vallera, T. (2025). Do “faz como digo” ao “faz como faço”: Foucault ou a escrita como arte de não governar. Fractal: Revista de Psicologia, 37. https://doi.org/10.22409/1984-0292/2025/v37/66346

Viseu, S. (2025). Contributos para uma agenda de investigação sobre a filantropia na regulação da educação. Revista Brasileira de Educação, 30. https://doi.org/10.1590/S1413-24782025300045