logo-projeto-lift

LIFT – Estudo de aula na formação inicial de professores na Europa. Estimulando práticas de ensino-aprendizagem inovadoras em futuros professores

Investigador responsável

João Pedro da Ponte

Equipa

Mónica Baptista

Marisa Quaresma

Teresa Conceição

Resumo

Objectivos

O projeto Estudo de aula na formação inicial de professores na Europa (LIFT) visa desenvolver um guia europeu para a abordagem de desenvolvimento profissional estudo de aula para apoiar professores em formação e seus formadores na Formação Inicial de Professores. Seis países europeus (Holanda, Irlanda, Estónia, Chipre, Portugal e Suíça) experimentarão o plano em 14 programas de formação inicial. Uma plataforma sobre estudo de aula online é criada para conectar educadores e pesquisadores em todos os países.

Atividades

O guia LIFT é usado em todo o projeto para apoiar o desenvolvimento dos futuros professores. As atividades são:

1. Criar um programa de estudo de aula para futuros professores e formadores para mostrar as características das boas práticas de estudos de aula na formação inicial de professores;
2. Desenvolver o guia LIFT;
3. Preparar formadores para testar o plano nos programas de formação inicial dos parceiros;
4. Criar uma plataforma digital compartilhada para materiais de apoio, dados relacionados com o programa, os vários resultados e para o desenvolvimento de redes por parceiros e potenciais utilizadores;
5. Divulgação para a comunidade (inter)nacional de LS.

Impacto

O projeto LIFT consiste em 5 pacotes de trabalho (WP), nomeadamente:

1. Acompanhamento e gestão do projeto (WP1);
2. Um programa de imersão (WP2);
3. Um guia LIFT com diretrizes e recursos para orientar futuros professores e formadores por meio de estudos de aula em inglês e idiomas locais (WP3);
4. Preparação para formadores para iniciar estudos de aula e pilotar o guia no contexto de formação inicial local de cada parceiro (WP4);
5. Um website do projeto, diferentes canais de redes sociais, publicação e divulgação para as comunidades académicas e profissionais em geral.

Período de desenvolvimento

01/09/2024 – 31/08/2027

Fonte de financiamento

Programa Erasmus+
Ação chave: KA220-HED – Parcerias de cooperação no ensino superior
2024-1-NL01-KA220-HED-000243478