Investigador responsável
Domingos Fernandes
Equipa
Cláudia Neves
Domingos Fernandes
Luís Tinoca
Sofia Viseu
Susana Henriques
Resumo
O principal propósito do estudo é investigar relações entre políticas públicas de educação e o desempenho dos alunos portugueses no Programme for International Student Assessment (PISA). Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos:
- Caraterizar políticas públicas de educação, fundamentadamente consideradas relevantes, tendo em conta a informação decorrente dos programas e projetos que as materializaram e que se desenvolveram a partir da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) em 1986
- Estudar as perceções de inspetores, diretores e professores sobre acerca das relações entre as políticas públicas de educação (materializadas em programas e projetos) e a melhoria do ensino e do desempenho dos alunos
- Caraterizar as amostras de alunos que participaram nas sucessivas edições do PISA
- Analisar os desempenhos dos alunos portugueses ao longo de todas as edições do PISA (2000-2015)
A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos será produzido um conjunto de reflexões e recomendações que possa apoiar o desenvolvimento das políticas públicas de educação.
Período de desenvolvimento
09/2017 – 09/2018
Fonte de financiamento
POCH/Portugal 2020/Fundo Social Europeu