
Autor
Pedro Rocha dos Reis
Actualmente, a compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura é considerada um dos eixos fundamentais da literacia científica. No entanto, a investigação tem revelado que tanto a escola como os meios de comunicação social parecem contribuir, explicita e implicitamente, para a construção de concepções limitadas acerca da ciência e dos cientistas.
A presente investigação pretendeu estudar a forma como um grupo de professores e alunos do ensino secundário interpretam e reagem às controvérsias sociocientíficas divulgadas pelos meios de comunicação social. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências que realçam a importância da discussão de controvérsias sociocientíficas no desenvolvimento da literacia científica dos alunos.
| CAPÍTULO 1 | 11 |
| Introdução | |
| 1.1 Contexto, problemática e relevância da investigação | 11 |
| 1.2 As origens do estudo | 14 |
| CAPÍTULO 2 | 17 |
| Referencial teórico | |
| 2.1 Finalidades da Educação Científica: Argumentos, Tensões e Slogans | 23 |
| 2.1.1 Literacia Científica | |
| 2.1.2 Ciência-Tecnologia-Sociedade | |
| 2.2 A Educação em Ciência e as Questões Sociocientíficas | 45 |
| 2.2.1 Cidadania e Questões Sociocientíficas | |
| 2.2.2 A Discussão de Questões Sociocientíficas Controversas nas Aulas de Ciências | |
| 2.3 A Educação em Ciência e a Compreensão da Natureza da Ciência | 60 |
| 2.3.1 A Compreensão da Natureza da Ciência como Finalidade Educacional | |
| 2.3.2 Concepções e Práticas sobre a Natureza da Ciência | |
| 2.4 Conhecimento e Desenvolvimento Profissional dos professores | 74 |
| 2.4.1 Conhecimento Profissional do Professor | |
| 2.4.2 Desenvolvimento Profissional do Professor | |
| 2.4.3 Dois Exemplos de Iniciativas de Desenvolvimento Profissional Destinadas a Professores de Ciências | |
| 2.5 Síntese | 91 |
| CAPÍTULO 3 | 93 |
| Metodologia | |
| 3.1 Introdução | 93 |
| 3.1.1 Intenções | |
| 3.1.2 Questões de Investigação | |
| 3.1.3 Abordagem Metodológica | |
| 3.1.4 Preocupações com a Validade da Investigação | |
| 3.1.5 Pressupostos Epistemológicos | |
| 3.1.6 Valores | |
| 3.1.7 Síntese das Fases do Projecto | |
| 3.2 Opções e Procedimentos de Carácter Metodológico | 100 |
| 3.2.1 Fase 1: Estudo do Impacto das Controvérsias Sociocientíficas | |
| 3.2.2 Fase 2: Acção de Desenvolvimento Profissional | |
| 3.3 Cronograma do Estudo | 130 |
| CAPÍTULO 4 | 133 |
| Os alunos e as controvérsias sociocientíficas | |
| 4.1 Introdução | 133 |
| 4.2 Estudos de Caso | 133 |
| 4.2.1 O Caso de Ana Margarida: Ninguém consegue investigar sozinho. Tem que ter sempre outros dados que outras pessoas já tenham descoberto antes | |
| 4.2.2 O Caso de Miguel: Acredito que existe muita investigação feita em segredo… Depois acontecem acidentes e as pessoas não sabem | |
| 4.2.3 O Caso de Jaime: Deve haver cientistas assim, um pouco… fora do normal | |
| 4.2.4 O Caso de Nídia: Não foi por querer que escrevi acerca de um cientista homem. Calhou… Geralmente, ouve-se isso | |
| 4.2.5 O Caso de Ana Sofia: A ciência não é uma exclusividade dos cientistas, afecta toda a sociedade e, portanto, as pessoas têm que estar bem informadas para poderem fazer uma opção | |
| 4.3 Análise Global dos Dados | 165 |
| 4.3.1 Concepções sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia | |
| 4.3.2 Concepções sobre o Ensino e a Aprendizagem das Ciências | |
| CAPÍTULO 5 | 203 |
| Os professores e as controvérsias sociocientíficas | |
| 5.1 Introdução | 203 |
| 5.2 O caso de Cristina | 204 |
| 5.2.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico | |
| 5.2.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida | |
| 5.2.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula | |
| 5.2.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores | |
| 5.2.5 Prática de Sala de Aula | |
| 5.3 O caso de Amélia | 218 |
| 5.3.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico | |
| 5.3.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida | |
| 5.3.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula | |
| 5.3.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores | |
| 5.3.5 Prática de Sala de Aula | |
| 5.4 O caso de Sónia | 233 |
| 5.4.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico | |
| 5.4.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida | |
| 5.4.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula | |
| 5.4.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores | |
| 5.4.5 Prática de Sala de Aula | |
| 5.5 O caso de Júlia | 245 |
| 5.5.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico | |
| 5.5.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida | |
| 5.5.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula | |
| 5.5.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores | |
| 5.5.5 Prática de Sala de Aula | |
| 5.6 O caso de Gabriela | 258 |
| 5.6.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico | |
| 5.6.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida | |
| 5.6.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula | |
| 5.6.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores | |
| 5.6.5 Prática de Sala de Aula | |
| 5.7 Síntese | 270 |
| CAPÍTULO 6 | 275 |
| A acção de desenvolvimento profissional | |
| 6.1 Introdução | 275 |
| 6.2 As opiniões das professoras participantes | 277 |
| 6.2.1 Aspectos Positivos | |
| 6.2.2 Aspectos Negativos | |
| 6.2.3 Repercussões na Actividade Profissional | |
| 6.3 A Opinião do Avaliador Externo | 285 |
| 6.4 Potencialidades e Limitações da Acção | 289 |
| CAPÍTULO 7 | 297 |
| Considerações finais e implicações educativas | |
| 7.1 Considerações finais | 297 |
| 7.1.1 Concepções dos Alunos | |
| 7.1.2 Concepções e Práticas dos Professores | |
| 7.1.3 Desenvolvimento Pessoal e Profissional dos Professores | |
| 7.2 Implicações | 309 |
| 7.2.1 Implicações para a Investigação sobre as Concepções dos Alunos acerca da Natureza da Ciência | |
| 7.2.2 Implicações para o Ensino das Ciências nos Níveis Básico e Secundário | |
| 7.2.3 Implicações para a Formação Inicial e Contínua de Professores | |
| REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | 317 |
| ANEXO 1 Questionário Q1 | 344 |
| ANEXO 2 Questionário Q2 | 345 |
| ANEXO 3 Guião da Entrevista EP1 | 346 |
| ANEXO 4 Guião da entrevista EP2 | 348 |
| ANEXO 5 Guião da entrevista EP3 | 348 |
| ANEXO 6 Guião para a discussão dos enredos das histórias de ficção científica Durante a entrevista EA | 349 |
| ANEXO 7 Guião da entrevista EP4 | 349 |
Ano de publicação: 2008
Colecção: Educação
Editora: Escolar Editora & CIEFCUL