
Organizadores
Rogério Fernandes
Joaquim Pintassilgo
O Colóquio Internacional A modernização pedagógica e a escola para todos na Europa do Sul no século XX, realizado em Lisboa entre 27 e 28 de Junho de 2002, integrou-se nas actividades desenvolvidas pelo Grupo Interuniversitário de Investigação em História Comparada da Escola na Europa do Sul, fundado em 1996 na Universidade de Valladolid. Este grupo internacional e interuniversitário adoptou como designação a expressão latina Sodalitas Pro Investigatione Comparata Adhaesa Educatione(S.P.I.C.A.E.) e integra investigadores de várias universidade portuguesas, espanholas e italianas. O objectivo deste grupo consiste no estabelecimento de comparações entre os paradigmas de escola existentes em diferentes períodos históricos no território cultural da Europa do Sul. O 1º Colóquio Internacional do S.P.I.C.A.E. realizou-se em 1999 na Universidade de Cassino (Itália) e foi subordinado ao tema A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares (199-1945).Neste 2º Colóquio Internacional, procurámos avaliar, numa perspectiva comparada, os efeitos produzidos ao nível dos sistemas escolares nacionais pelas diversas iniciativas inovadoras e, ainda, apreciar o sentido que tiveram os projectos modernizadores desencadeados com vista à concretização do conceito político-pedagógico de “escola para todos”.
| Introdução | 5 |
PRIMEIRA PARTE | |
A MODERNIZAÇÃO PEDAGÓGICA E A ESCOLA PARA TODOS | |
| Tendências da política escolar e a Escola para Todos em Portugal na segunda metade do século XX | 9 |
| Rogério Fernandes | |
| O Estado Novo e a educação. As mudanças visíveis na sociedade portuguesa do pós-guerra e a expansão educativa | 27 |
| António Teodoro | |
| A ideia de Escola para Todos no pensamento pedagógico português | 51 |
| Joaquim Pintassilgo, Maria João Mogarro | |
| Integração e diferenciação numa Escola para alguns: Género e classes sociais no ensino superior em Portugal | 73 |
| Maria Manuel Vieira | |
| A escola elementar e a leitura em Portugal | 91 |
| Justino Magalhães | |
SEGUNDA PARTE | |
A MODERNIZAÇÃO PEDAGÓGICA E A ESCOLA PARA TODOS | |
| Modernización pedagógica y Escuela para Todos en la educación secundaria española. El giro cultural en el modo de educación de masas | 101 |
| Agustin Escolano Benito | |
| La modernización pedagógica en España a principios del siglo XX. Proyectos y realizaciones del movimiento socialista | 115 |
| Jean-Louis Guereña | |
| Ciencia para todos? La renovación de la enseñanza de las ciencias en España | 133 |
| José Mariano Bernal Martínez | |
| Educación para todos y expansión de la educación secundaria en España en la segunda mitad del siglo XX | 147 |
| Alejandro Tiana Ferrer | |
| La política educativa en los planes de desarrollo económico y social del franquismo | 179 |
| R. Clara Revuelta Guerrero | |
| Consideraciones sobre la educación para todos | 197 |
| Miguel Beas Miranda | |
TERCElRA PARTE | |
A MODERNIZAÇÃO PEDAGÓGICA E A ESCOLA PARA TODOS | |
| Educazione, politica e qualità della scuola per tutti nell’Italia degli ultimi trent’anni (1970-2000) | 217 |
| Giovanni Genovesi | |
| Il dibattitto sul Paino di sviluppo della scuola (1959-1969) | 231 |
| Paolo Russo | |
| Dewey nel rinnovamento della scuola italiana | 249 |
| Luciana Bellatalla | |
| Il dibattitto “tecniche-valori” per il rinnovamento della scuola: Bruno Ciari | 261 |
| Silvia Marcucci | |
| Educazione e dimensione ambientale: Rinnovamento pedagogico e scuola per tutti | 273 |
| Elena Marescotti | |
| Arte, scienza e conoscenza: Attualità di una sfida pedagogica | 285 |
| Alessandra Avanzini | |
| La storia “contemporanea”, un sapere per tutti | 299 |
| Piergiovanni Genovesi |
Ano de publicação: 2003
Editora: CIEFCUL & UIDCE-FPCEUL