1. Ensino das ciências e da matemática | |
| A natureza de uma disciplina de didáctica: O caso específico da Didáctica das Ciências | 3 |
| Maria ]esuína Fonseca | |
| “The state of art” do ensino a distância em Portugal: as primeiros passos | 19 |
| Henrique M. Gil, Maria H. Menezes | |
| Reflective writing to learn Physics critically | 27 |
| Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues | |
| A aula de matemática como espaço epistemológico forte | 35 |
| Paulo A. J. Oliveira | |
| Literacia matemática | 45 |
| João Pedro da Ponte | |
| Auto-avaliação regulada: Porquê, o quê e como? | 49 |
| Leonor Santos | |
| A investigação e os seus implícitos: Contributos para uma discussão | 53 |
| Leonor Santos | |
| Investigações matemáticas na aprendizagem do 2° cicio do ensino básico ao ensino superior | 61 |
| Leonor Santos, Joana Brocardo, Manuela Pires, Ana Isabel Rosendo | |
| Literacia e educação científica | 75 |
| Maria Odete Valente | |
| 2. Educação e cultura | |
| Teresa de Saldanha: Um projecto pedagógico inovador no século XIX, uma interrogação para o século XXI | 83 |
| Helena Ribeiro de Castro | |
| Caminhos da ‘instrução pública’ na 2ª metade do seculo XIX | 91 |
| Ester Luísa R. Dias | |
| A inspecção escolar – Entre o Estado Novo e a democracia | 101 |
| Filomena Lume, Joaquim Pintassilgo | |
| Proposições para uma deontologia da educação | 113 |
| Agostinho Reis Monteiro | |
| Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português | 119 |
| Joaquim Pintassilgo | |
| The construction of a professional deontology of Portuguese high school teachers | 133 |
| Joaquim Pintassilgo | |
| A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal português | 143 |
| Joaquim Pintassilgo | |
| Leibniz and the encyclopaedic project | 155 |
| Olga Pombo | |
| A escrita da escolarização: Uma leitura do mundo escolar através da imprensa escrita | 165 |
| Maria Manuel Vieira | |
| Famílias e escola: Processos de construção da democratização escolar | 175 |
| Maria Manuel Vieira | |
| Integração e diferenciação numa escola para alguns: Géneros e classes sociais no ensino superior em Portugal | 193 |
| Maria Manuel Vieira | |
| 3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
| Interacções sociais, desenvolvimento cognitivo e matemática | 205 |
| Carolina Carvalho, Margarida César | |
| Sharing ideas and statistics learning: The role of peer interactions in school context | 215 |
| Carolina Carvalho, Margarida César | |
| E depois do adeus? Reflexões a propósito de um follow up de duas turmas de um currículo em alternativa | 223 |
| Margarida César | |
| Peer interactions in Maths classes: A bridge between ideals and practices of inclusive schooling | 235 |
| Margarida César | |
| Todos diferentes, todas iguais! | 241 |
| Margarida César, Ana Azeiteiro | |
| Matemática para todos?: Contributos do projecto Interacção e Conhecimento para a escola inclusiva | 249 |
| Margarida César, Rui Silva de Sousa | |
| Evolution of the Portuguese special education system: A deaf child’s life in a regular school – is it possible to have hope? | 259 |
| Sofia Freire, Margarida César | |
| As galinhas também stressam!… | 273 |
| Sónia Mendes, Rita Carmo, Margarida César | |
| Actitudes hacia la autoridad institucional y conductas delictivas del adolescente en la escuela: El rol de la familia | 281 |
| Gonzalo Musitu, Feliciano H. Veiga, Marisol Lila, Belén Martinez, Juan Herrero, Estefanía Estévez | |
| As duas faces da lua: Uma outra visão da matemática | 291 |
| Ana Oliveira, Lucí1ia Teles, Margarida César | |
| Gostar ou não gostar de matemática: Eis a questão!… | 297 |
| Catarina Rijo, Marta Loureiro, Margarida César | |
| Oficina de projecto: Inovação ou reprodução? | 303 |
| João Marques Silva, Margarida César | |
| As palavras que nunca te direi… | 313 |
| Lucí1ia Teles, Margarida César | |
| Effects of a psychodynamic authority on indiscipline and violence in school | 319 |
| Feliciano H. Veiga | |
| Olhares da Psicologia da Educação sobre a indisciplina e a violência nas escolas | 325 |
| Feliciano H. Veiga | |
| Uma aventura fantástica: Contributos do trabalho em díade para o sucesso de uma actividade de investigação | 345 |
| Cláudia Ventura, Neusa Branco, Ana Matos, Margarida César | |
| 4. Ensino superior, formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança | |
| Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas | 355 |
| Ana Maria Boavida, João Pedro da Ponte | |
| Aprender a ensinar investigando | 363 |
| Helena Fonseca | |
| Abordagens construtivistas no ensino superior | 371 |
| Joseph Conboy, Jesuína Fonseca, Paula Gama | |
| Um olhar interdisciplinar na descoberta de um espaço profissional: Contributos para a formação do educador social | 379 |
| Gracinda Hamido, Leonor Teixeira Mendes | |
| Aprender a ensinar: Práticas de supervisão no estágio pedagógico | 389 |
| Manuela Jacinto, Maria de Fátima Chorão Sanches | |
| Formar professores de História em Património Industrial: Estratégias e recursos | 413 |
| Alice Campos Martins, Maria Helena Salema | |
| A formação de professores de História em Património Industrial: Notas para a construção de um percurso pedagógico interdisciplinar na base de temas em Cesário Verde, Fernando Pessoa e Eça de Queirós | 423 |
| Alice Campos Martins, Maria Helena Salema, Adriano Pinto Coelho | |
| Professores investigam as suas práticas – Um projecto sobre a comunicação matemática no 1° ciclo | 441 |
| Luís Menezes, Arlete Silva, Filipe Santos, Maria João Trindade | |
| Teachers and intercultural education based on ethnomathematics | 445 |
| Maria Luísa Oliveras, Franco Favilli, Margarida César | |
| Investigar a nossa própria prática | 453 |
| João Pedro da Ponte | |
| As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores | 467 |
| João Pedro da Ponte | |
| Comunidades virtuais no ensino, na aprendizagem e na formação | 473 |
| João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira | |
| Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity in working with information and communication technology | 479 |
| João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, José Manuel Varandas | |
| A dimensão humana e espiritual na formação inicial de jovens professores | 493 |
| Maria Helena Salema | |
| Experiences of relations between theory and practice in teacher training | 501 |
| Maria Helena Salema | |
| Centralidade da cidadania no processo educativo e na formação de professores: Algumas questões críticas | 507 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches | |
| Liderança dos professores: Praxis social e ética no contexto das comunidades de prática | 519 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches | |
| A place and time for utopia: Teachers in school transformative action | 527 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches | |
| Interacções organizacionais e institucionais no estagio pedagógico: Um estudo empírico | 541 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches, Rui Petrucci | |
| A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário | 563 |
| Leonor Santos, João Pedro da Ponte | |
| Investigações matemáticas e profissionais na formação de professores | 579 |
| Lurdes Serrazina, Isabel Vale, Helena Fonseca, Teresa Pimentel | |
| História da formação de professores na Faculdade de Ciências de Lisboa e do Departamento de Educação | 589 |
| Maria Odete Valente | |
| A sociedade académica do futuro | 597 |
| Maria Odete Valente |
Ano de publicação: 2003
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL