
Itinerários Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2004 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Ao mesmo tempo, disponibiliza-se o trabalho dos seus pares a todos os membros, bem como a todos os investigadores interessados, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.
Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado e para cada um deles é dada indicação sobre a situação específica em que foi produzido e o local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. O formato CD-ROM corresponde a critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.
A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa que venha a ter o mesmo excelente acolhimento que todas as edições anteriores.
| 1. Ensino das ciências e da matemática | |
| A aprendizagem de conceitos científicos em centros de ciência: Um estudo sobre a interacção entre alunos e módulos científicos participativos | 3 |
| Agostinho Botelho, Ana Maria Morais | |
| Matemática e realidade na sala de aula: Um salto significativo para alunos e professores | 31 |
| Ana Paula Canavarro | |
| Um olhar da Psicologia pelas dificuldades dos alunos em conceitos de Estatística | 41 |
| Carolina Carvalho | |
| What’s up with Maths? | 55 |
| Margarida César, Jorge Donga | |
| Sharing learning about Geometry: Peer work in Maths classes | 59 |
| Margarida César, Ana Oliveira, Lucília Teles | |
| Adult education and development of environmental literacy: Contributions of a project of pedagogic innovation | 65 |
| Conceição Courela, Margarida César | |
| O papel das metaciências na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável | 77 |
| Orlando Figueiredo, Paulo Almeida, Margarida César | |
| O petróleo como exemplo de um assunto CTSA no currículo | 93 |
| Ana Maria Freire, Cecília Galvão | |
| Ciência para todos: Um currículo por competências em Portugal | 101 |
| Cecília Galvão | |
| A perspectiva CTS no currículo das Ciências Físicas e Naturais em Portugal | 107 |
| Cecília Galvão, Ana Maria Freire | |
| Inovação no currículo das Ciências em Portugal: Algumas perspectivas de avaliação | 117 |
| Cecília Galvão, Ana Maria Freire, Ana Maria Lopes, Adelaide Neves, Teresa Oliveira, Maria da Conceição Santos | |
| A educação e a Internet: Mais os prós do que os contras?!… | 131 |
| Henrique Teixeira Gil | |
| Software educativo e a importância de uma «métrica» | 141 |
| Henrique Teixeira Gil, Maria Helena Menezes | |
| Surfing Portuguese primary schools: Outcomes from a National Internet Programme in primary schools | 149 |
| Henrique Teixeira Gil, Maria Helena Menezes | |
| Pontos críticos no ensino e aprendizagem da Matemática: Algumas dicotomias | 155 |
| Henrique Manuel Guimarães | |
| À procura da Estatística perdida… | 163 |
| Cláudia Lopes, Ana Veiga, Paula Costa, Célia Ferreira, Margarida César | |
| Aprender Matemática hoje: A educação matemática como fenómeno emergente | 173 |
| João Filipe Matos | |
| Trabalho experimental na aula de Ciências Físico-Químicas do 2º ciclo do ensino básico: Teorias e práticas dos professores | 179 |
| Margarida Matos, Ana Maria Morais | |
| Instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: O uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2º ciclo do ensino básico | 203 |
| Hugo Menino, Leonor Santos | |
| Undergraduate students’ concepts of communication as a way to teach Science critically | 219 |
| Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos,Maria João Horta | |
| Continental drift: The crazy idea of a meteorologist who faced Geology as a hobby. A discussion strategy for secondary school | 225 |
| Isabel Paixão, Sílvia Calado, Sílvia Ferreira, Vanda Alves, Ana Maria Morais | |
| Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: Estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica | 243 |
| Delmina Pires, Ana Maria Morais, Isabel Neves | |
| O ensino da Matemática em Portugal: Lições do passado, desafios do futuro | 261 |
| João Pedro da Ponte | |
| As equações nos manuais escolares | 273 |
| João Pedro da Ponte | |
| Investigating Mathematics: A challenge for pupils, teachers, and teacher educators | 293 |
| João Pedro da Ponte | |
| Problemas e investigações na actividade matemática dos alunos | 303 |
| João Pedro da Ponte | |
| Actividades de investigação na aula de Matemática | 313 |
| João Pedro da Ponte, Helena Fonseca, Lina Brunheira | |
| Socio-scientific controversies and students’ conceptions about scientists | 325 |
| Pedro Reis, Cecília Galvão | |
| A avaliação das aprendizagens em Matemática: Orientações e desafios | 339 |
| Leonor Santos | |
| O ensino e a aprendizagem da Matemática em Portugal: Um olhar através da avaliação | 349 |
| Leonor Santos | |
| Dos códigos de cidadania aos códigos do movimento CTS: Fundamentos, desafios e contextos | 371 |
| Maria Eduarda Santos | |
| Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares | 383 |
| Maria Eduarda Santos | |
| 2. Educação e cultura | |
| Educar para a cidadania hoje? | 401 |
| João Filipe Matos | |
| El derecho a la educación para los derechos del ser humano y otros valores cívicos y internacionales | 411 |
| Agostinho Reis Monteiro | |
| Direito à educação, direito à inclusão | 423 |
| Agostinho Reis Monteiro | |
| Interés superior del educando: Un nuevo paradigma para la educación | 429 |
| Agostinho Reis Monteiro | |
| Notas sobre o direito à educação | 435 |
| Agostinho Reis Monteiro | |
| Para uma semiótica da educação | 451 |
| Agostinho Reis Monteiro | |
| Images and interpretations of New Education in Portugal: The reports of Portuguese teachers holders visiting European educational institutions | 467 |
| Joaquim Pintassilgo | |
| Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: Entre a tradição e a inovação | 485 |
| Joaquim Pintassilgo | |
| Citizenship education within the process of Portuguese social democratization | 507 |
| Joaquim Pintassilgo, Maria João Mogarro | |
| Constructing citizenship in school: The students’ experiences and perspectives | 515 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches, Aline Seiça, Isabel Solano, Isabel Cochito | |
| Pesquisas em História da Educação no Brasil e em Portugal: Caminhos da polifonia | 523 |
| Cynthia Greive Veiga, Joaquim Pintassilgo | |
| 3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
| Aspectos motivacionais dos alunos e do ambiente da aula: Variáveis do contexto escolar | 535 |
| Júlia Antunes, Feliciano Veiga | |
| Clima de escola: Uma escala de avaliação (CLES) | 545 |
| Júlia Antunes, Feliciano Veiga, Teresa M. Guerra, Hélia M. Moura, Luísa Fernandes, Paula Roque | |
| Integrating students’ experiences in the curriculum | 551 |
| Margarida César, Isolina Oliveira | |
| Deixem-me ser autónomo! Educando na e para a autonomia na disciplina de Introdução à Filosofia | 555 |
| Joaquim Melro, Fernanda Barata, Margarida César | |
| Estudo Acompanhado: Construindo um percurso de vida… na escola… e fora dela! | 571 |
| Sónia Mendes, Catarina Rijo, Rita Carmo, Marta Loureiro, Margarida César | |
| Basil Bernstein: Sociologia para a educação | 581 |
| Ana Maria Morais | |
| The what and the how of teaching and learning: Going deeper into sociological analysis and intervention | 591 |
| Ana Morais, Isabel Neves, Delmina Pires | |
| O que leva os alunos a serem (in)disciplinados? Uma análise sociológica centrada em contextos diferenciados de interacção pedagógica | 605 |
| Preciosa Silva, Isabel Neves | |
| Desafinado… ou o meu primeiro amor: A construção das representações sociais da Matemática | 631 |
| Sara Piscarreta, Margarida César | |
| Factores pessoais do rendimento dos alunos em Matemática: Uma abordagem psico-educacional | 647 |
| Feliciano Veiga | |
| Promotion of rights and behavioural adequacy of students in school: Effects of a Transactional Analysis Programme | 661 |
| Feliciano Veiga | |
| Escala de avaliação do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula” (APSA) | 671 |
| Feliciano Veiga, Júlia Antunes | |
| 4. Formação de professores, organização escolar e ensino superior | |
| Reflections of a student teacher on his construction and implementation of a WebQuest to teach 7th grade Statistics | 679 |
| Conceição Almeida, Floriano Viseu, João Pedro da Ponte | |
| Are different all the same? Teachers’ discourse about multicultural classes | 685 |
| Margarida César, Maria Luísa Oliveras, Franco Favilli | |
| A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico | 689 |
| Catarina Delgado, João Pedro da Ponte | |
| Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática | 715 |
| Ana Fidalgo, João Pedro da Ponte | |
| Mudança de concepções de ensino dos professores num processo de reforma curricular | 737 |
| Ana Maria Freire | |
| Reorganização curricular do ensino básico: Perspectivas, decisões e dificuldades de uma professora de Matemática | 749 |
| Nuno Garção, Leonor Santos | |
| Matemáticos, professores de Matemática: Um estudo sobre concepções | 761 |
| Henrique Manuel Guimarães | |
| Profesionalidad en la educación | 781 |
| Agostinho Reis Monteiro | |
| Teacher training contexts: Study of specific sociological characteristics | 791 |
| Isabel Neves, Ana Maria Morais, Margarida Afonso | |
| Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial | 807 |
| Hélia Oliveira | |
| Ser professor de Matemática: Percursos de identidade no início da carreira | 835 |
| Hélia Oliveira | |
| Linking theory and practice based on communication as a way to learn Science critically | 855 |
| Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos, Maria João Horta | |
| Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática | 863 |
| João Pedro da Ponte | |
| Investigar a nossa prática profissional: O percurso de um grupo de trabalho colaborativo | 883 |
| João Pedro da Ponte, Ana Boavida | |
| Reflectir sobre as práticas de formação | 889 |
| João Pedro da Ponte, Leonor Santos | |
| As práticas dos professores de Matemática em Portugal | 895 |
| João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina | |
| The impact of socio-scientific controversies in Portuguese Natural Science teachers’ conceptions and practices | 903 |
| Pedro Reis, Cecília Galvão | |
| A prática profissional como eixo estruturador da formação: Reorganização de um curso de professores de 1º ciclo numa instituição portuguesa de formação | 921 |
| Maria do Céu Roldão, Gracinda Hamido, Maria de Fátima Galveias | |
| Educação de adultos e educação matemática em contexto extra-escolar: Descrição e reflexão sobre uma experiência de formação | 935 |
| Maria Helena Salema, João Filipe Matos, Sofia Maria Veríssimo Catarreira | |
| Construção discursiva da liderança escolar dos professores: Da praxis revolucionária ao tempo de normalização | 945 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches | |
| Génese de um agrupamento vertical de escolas: Continuidades e mudanças na política autárquica da educação | 979 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches, Célia Lopes | |
| Autonomia da escola: Um estudo hermenêutico de múltiplos discursos | 995 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Solano | |
| Políticas para a autonomia da escola: Racionalidades, incertezas e antinomias | 1009 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Solano | |
| A formação inicial de professores: Contributos para uma reflexão | 1031 |
| Leonor Santos | |
| Autonomia da escola e participação dos encarregados de educação: Das políticas às práticas | 1039 |
| Isabel Solano, Maria de Fátima Chorão Sanches | |
| Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de Ciências e Matemática: Adaptação da escala Inventory of Psycho-Social Balance (IPB) | 1055 |
| Feliciano Veiga | |
| Learning to teach in virtual professional learning communities: Reflections about science investigations | 1065 |
| Conceição Vilela, Ana Freire | |
| Virtual learning communities (VLC): A vehicle for examining student teachers’ reflections about the potentialities of science investigations | 1071 |
| Conceição Vilela, Ana Freire |
Ano de publicação: 2005
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL