
Organizadores
Rui Canário
Sónia Maria Rummert
Esta obra reúne os textos das conferências proferidas por um conjunto de investigadores portugueses e brasileiros no IV Seminário Luso-Brasileiro “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais”, sobre o tema “Mundos de trabalho e aprendizagem”, realizado na Universidade Federal Fluminense (Brasil), em Setembro de 2009. Apresentam-se, assim, as colaborações de Carmen Cavaco (Universidade de Lisboa), Célia Regina Vendramini (Universidade Federal de Santa Catarina), Clésio A. Antonio (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Francisco Lobo Neto (Universidade Federal Fluminense – NEDDATE), Gaudêncio Frigotto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Lia Tiriba (Universidade Federal Fluminense – NEDDATE), Maria Clara Bueno Fischer (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Marlene Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Natália Alves (Universidade de Lisboa), Rui Canário (Universidade de Lisboa) e Sónia Maria Rummert (Universidade de Lisboa e Universidade Federal Fluminense – NEDDATE).
| Nota de Apresentação | 7 |
| Rui Canário e Sonia Maria Rummert | |
| PARTE I | 17 |
| POLÍTICAS DE “INCLUSÃO” E “ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE” OU O AGRAVAMENTO DAS DESIGUALDADES NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO? | |
| As questões concretas da educação de jovens e adultos trabalhadores: limites e perspectivas | 19 |
| Francisco José da Silveira Lobo Neto | |
| Desafios teóricos e metodológicos da educação de jovens e adultos trabalhadores | 29 |
| Sonia Maria Rummert | |
| Por que está a escola incumbida de promover a inclusão e a empregabilidade? | 45 |
| Natália Alves | |
| Educação para a “inclusão” e a “empregabilidade”: promessas que obscurecem a realidade | 61 |
| Gaudêncio Frigotto | |
| Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais: dificuldades e desafios | 79 |
| Carmen Cavaco | |
| PARTE II | 95 |
| MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES: A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO SOB A ÓPTICA DOS TRABALHADORES | |
| Educação do campo: educação virada para o futuro? | 97 |
| Célia Vendramini | |
| Escolas rurais em Portugal: abordagens a um movimento social de base educativa | 107 |
| Clésio A. Antonio | |
| Trabalho-educação no Movimento Operário e no Movimento Camponês: unidade na diversidade | 119 |
| Marlene Ribeiro | |
| Associativismo e educação popular | 133 |
| Rui Canário | |
| Processo de trabalho e processo educativo: notas sobre o “período de ouro” da educação de adultos em Portugal | 155 |
| Lia Tiriba | |
| De olho no conhecimento “encarnado” sobre trabalho associado e autogestão | 173 |
| Maria Clara Bueno Fischer e Lia Tiriba | |
| Notas sobre os autores | 189 |
Ano de publicação: 2009
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação