In Memoriam
Henrique Guimarães

Henrique Manuel Guimarães, professor associado aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa teve uma longa carreira de serviço à Universidade, à Educação e, em especial, à formação de professores. Com um perfil académico singular, interessou-se pelas grandes questões da educação e pelas suas conexões com questões filosóficas e científicas, relacionadas com a natureza e a história da matemática e da ciência e com a interdisciplinaridade. O seu grande interesse no campo da educação matemática diz respeito à resolução de problemas, tendo estudado os grandes autores deste campo educacional. No Instituto de Educação foi sempre uma voz atenta e reflexiva que contribuiu para o desenvolvimento desta instituição.

Assumindo a importância das estruturas associativas dos professores, Henrique Guimarães teve um papel de destaque na Associação de Professores de Matemática, tendo chegado a exercer o cargo de Presidente. Teve, igualmente, um papel de grande relevo no desenvolvimento da revista de investigação em educação matemática Quadrante, de que foi diretor durante um período alargado.

Para além da vida universitária, Henrique Guimarães desenvolveu diversos interesses no campo artístico e cultural. Passou grande parte da infância e juventude em Moçambique e sempre se mostrou muito ligado a tudo o que acontecia neste país. Interessado pela arte africana, reuniu uma impressionante coleção de objetos de proveniências muito diversas. Amante da fotografia, chegou a fazer diversas exposições. Interessado pela comunicação artística, promoveu e realizou diversas exposições que estiveram patentes em encontros de professores de matemática e em outras iniciativas um pouco por todo o país.

Sendo uma pessoa com uma personalidade muito especial, encontrou na Universidade uma forma de crescer que provavelmente teria dificuldade em encontrar noutros contextos. Muito longe do modelo do académico exclusivamente focado na sua investigação, dedicava também uma energia considerável ao ensino. Deixa-nos, por isso, o exemplo da valorização das várias facetas do trabalho universitário bem como da valorização de uma vida plena para além da vivência académica.

IE-ULisboa