setembro, 2025
Detalhe
O desafio de uma escola
Mais
Detalhe
O desafio de uma escola contemporânea passa pela necessidade de adaptar instituições educativas a uma sociedade em constante transformação, tornando-as espaços sustentáveis, de inclusão e de cidadania ativa. A investigação aparece como uma ferramenta essencial para diagnosticar obstáculos, testar metodologias inovadoras e fundamentar decisões pedagógicas que favoreçam a inclusão e a formação de professores.
A reflexão sistemática sobre práticas existentes, a identificação de barreiras à inclusão, o desenvolvimento de estratégias baseadas em evidências e uma monitorização contínua sustentada pelo conhecimento científico são essenciais para incentivar o desenvolvimento de práticas educativas onde se destaque a educabilidade universal e a equidade educativa. A mudança na escola tem de ser apoiada por um processo contínuo de investigação, reflexão e ação coletiva, onde a colaboração entre todos os envolvidos é essencial.
O compromisso institucional com a investigação fundamenta decisões, fortalece práticas inclusivas e garante que a escola seja efetivamente um espaço de transformação, equidade e cidadania para todos. Torna-se fundamental associar à formação inicial e contínua evidências teórico-empíricas para o desenvolvimento profissional dos professores e, concomitantemente, acrescentar qualidade à sua ação pedagógica.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, para todos aqueles que queiram participar no evento.
15h00h Abertura
Luís Miguel Carvalho ♦ Diretor do IE-ULisboa
Pedro José Madaleno Passos ♦ Presidente da FMH
Maria João Mogarro ♦ Coordenadora do Doutoramento em Educação Inclusiva do IE-ULisboa
15h15h Apresentação do Doutoramento em Educação Inclusiva aos estudantes do 1.º ano
Maria João Mogarro ♦ Coordenadora do Doutoramento em Educação Inclusiva do IE-ULisboa
15h40h 3 anos de Doutoramento: Partilha de experiências com os alunos de outros anos
16h30h Pausa para café
17h00h Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2025/2026: “Educação inclusiva, investigação e formação de professores – desafios atuais e horizontes para o futuro”
Marco Ferreira ♦ UIDEF – IE-ULisboa; ISEC Lisboa
18h00 Conferência: “The effects of schools providing compensatory cultural capital on student reading”
Tien-Hui Chiang ♦ Professor Emérito, Anhui Normal University, China
(integrado nos Seminários Transdisciplinares do Doutoramento em Educação do IE-ULisboa)
Maria João Mogarro (IE-ULisboa) ♦ Sofia Freire (IE-ULisboa) ♦ Ana Rodrigues (FMH) ♦ António Rodrigues (FMH)
Hora
(Terça-feira) 15:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa