janeiro, 2026
Detalhe
Aprendendo a partir
Mais
Detalhe
Aprendendo a partir de convergências parciais em contextos interculturais no ensino de Ciências
A comunicação tomará como ponto de partida a abordagem de convergências parciais desenvolvida por Ludwig e El-Hani (2020, 2025) como forma de trabalhar tanto com aproximações (“convergências”) entre construtos cognitivos, epistemologias, ontologias e valores de diferentes sistemas de conhecimento quanto com diferenças (“parcialidades de convergência”) com as quais devemos engajar-nos de maneira a levá-las a sério. Trataremos então de processos de aprendizagem que podem derivar tanto de convergências quanto de suas parcialidades em situações interculturais na educação científica.
Charbel El-Hani • Universidade Federal da Bahia, Brasil
Professor Titular de História e Filosofia da Ciência no Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Brasil, Senior Fellow, Descartes Centre, University of Utrecht (Países Baixos) e Guest Researcher, Knowledge, Technology and Innovation Group, Wageningen University & Research (Países Baixos). Ele coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) na UFBA, que conduz pesquisas em história,filosofia e ensino de ciências; filosofia da biologia; biologia teórica; e ecologia e conservação.
Hora
(Sexta-feira) 18:00
Localização
IE-ULisboa