janeiro, 2026

30jan18:00Aprendendo a partir de convergências parciais em contextos interculturais no ensino de CiênciasSeminários Transdisciplinares 2025/202618:00 Anfiteatro 2, IE-ULisboaCategorias:Destaques,eventos,Geral

Mais

Detalhe

Aprendendo a partir de convergências parciais em contextos interculturais no ensino de Ciências

A comunicação tomará como ponto de partida a abordagem de convergências parciais desenvolvida por Ludwig e El-Hani (2020, 2025) como forma de trabalhar tanto com aproximações (“convergências”) entre construtos cognitivos, epistemologias, ontologias e valores de diferentes sistemas de conhecimento quanto com diferenças (“parcialidades de convergência”) com as quais devemos engajar-nos de maneira a levá-las a sério. Trataremos então de processos de aprendizagem que podem derivar tanto de convergências quanto de suas parcialidades em situações interculturais na educação científica.

 

Charbel El-Hani Universidade Federal da Bahia, Brasil

Professor Titular de História e Filosofia da Ciência no Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Brasil, Senior Fellow, Descartes Centre, University of Utrecht (Países Baixos) e Guest Researcher, Knowledge, Technology and Innovation Group, Wageningen University & Research (Países Baixos). Ele coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) na UFBA, que conduz pesquisas em história,filosofia e ensino de ciências; filosofia da biologia; biologia teórica; e ecologia e conservação.

 

 

 

 

Hora

(Sexta-feira) 18:00

Localização

IE-ULisboa