Decorreu em outubro a sessão de abertura do Curso pós-graduado de especialização em Pedagogia do Ensino Superior, uma iniciativa que é parte integrante das estratégias da Universidade de Lisboa, através do seu Instituto de Educação, no sentido de ampliar e desenvolver o ensino e a qualidade da aprendizagem, bem como de apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes.
Esta Pós-Graduação é concebida para os novos professores do ensino superior ou para aqueles que o desejem vir a ser, tendo recebido este ano candidatos provenientes de várias áreas científicas. Num contexto de grandes transformações no ensino superior, o Curso pós-graduado de especialização em Pedagogia do Ensino Superior constitui uma resposta aos grandes desafios que as instituições e seus docentes têm hoje pela frente, e que resultam em larga medida: do afluxo em grande número de estudantes à graduação e pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas; da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; do trânsito e da velocidade com que os saberes se cruzam e se consolidam.
A sessão de abertura contou com a presença e as intervenções do reitor, António Cruz Serra, do diretor do Instituto de Educação, Luís Miguel Carvalho, e do coordenador do Curso, Jorge Ramos do Ó. A estas seguiram-se duas importantes conferências. A de Miguel A. Zabalza, professor da Universidad de Santiago de Compostela, designada Nuevos desafíos para la Pedagogía Universitaria: A la búsqueda de nuevas coreografías formativas en la Educación Superior; a de António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, intitulada Para que servem os professores universitários?