
Constructing learning outcomes in Europe. A multi-level analysis of (under)achievement in the life course
Natália Alves
Paula Guimarães
Carmen Cavaco
Liliana Zeferino
O projeto CLEAR – Contructing Learning Outcomes in Europe. A Multilevel Analysis of (Under) Achievements in the Life Course visa desenvolver uma compreensão aprofundada sobre os fatores que afetam a qualidade das aprendizagens nos oito países do consórcio e promover a transferência do conhecimento produzido para o desenho de abordagens políticas inovadoras destinadas a combater o insucesso escolar e a fomentar a mobilidade social ascendente da população jovem. O projeto incide sobre os processos de construção das aprendizagens como resultado de múltiplos mecanismos institucionais que se intersectam, determinantes espaciais e socioeconómicos, influências discursivas e socioculturais, bem como experiências individuais, disposições, capacidades cognitivas e psicoemocionais. O objetivo final é examinar a combinação dos múltiplos fatores que moldam as aprendizagens e que afetam assim a sua qualidade. Com base numa melhor compreensão dos processos de construção das aprendizagens, o projeto CLEAR propõe-se investigar o impacto de políticas para promover o sucesso e combater o insucesso escolar e conceber atividades participativas a nível local para desencadear soluções políticas inovadoras. O projeto recorre a uma abordagem comparativa em oito países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bulgária, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália e Portugal) por meio de análises quantitativas e institucionais, inquéritos de peritos a nível nacional e regional, análises qualitativas e estratégias participativas inovadoras a nível local. Será dada especial atenção a grupos multidesfavorecidos e/ou em situações vulneráveis. Conceitos dinâmicos e relacionais – Curso de Vida, Interseccionalidade, Justiça Espacial – permitem explorar as várias dimensões que se intersectam – individual, institucional, estrutural, relacional e espacial. Em linha com a Ciência Aberta, o projeto adota uma abordagem participativa transversal inovadora, permitindo aos jovens e outros interessados influenciar de forma proactiva a definição de políticas educativas e contribuir com as suas opiniões, ideias e conhecimentos empíricos, aumentando assim o impacto do projeto.
A pesquisa realizada neste projeto concorre para os objetivos de avanço de conhecimento da linha temática Forças de Mudança em Educação da UIDEF – centro de investigação do IE-ULisboa: Fornecimento regular às autoridades públicas de dados, análises e avaliações sobre processos, efeitos, melhores práticas e padrões de governação de políticas e programas nacionais, nomeadamente no que toca aos grandes desafios da educação em Portugal.
01/10/2022 – 30/09/2025
Comissão Europeia
Horizonte Europa – HORIZON-CL2-2021-TRANSFORMATIONS-01 (Cluster 2 – Culture, Creativity and Inclusive society)
Grant Agreement ID: 101061155
A coordenação e escrita do relatório internacional D9.1 – Publication and Dissemination Plan and Visual Image foi da responsabilidade da equipa do CLEAR, IE-ULisboa. O documento define a estratégia adotada para coordenar todas as atividades de publicação e disseminação do projeto CLEAR, bem como as diferentes ferramentas e abordagens de comunicação desenvolvidas para assegurar a divulgação eficaz dos resultados da investigação junto dos diversos públicos-alvo. Neste sentido, o projeto procurou maximizar o impacto dos seus resultados, o qual não é medido apenas pela sua qualidade, mas também pela sua capacidade de alcance. A comunicação eficaz dos resultados da investigação tem um impacto crucial na formulação de políticas educacionais direcionadas aos resultados de aprendizagem e ao desempenho educacional, além de contribuir para a promoção da justiça e da inclusão educacional.