Avaliação, Ensino e Aprendizagens No Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas

Investigador responsável

Domingos Fernandes

Resumo

O presente projecto de investigação parte do pressuposto de que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como organizam o ensino e a avaliação. Consequentemente, há relações que importa descrever e compreender entre as práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Em particular, interessa compreender que práticas de ensino e de avaliação estão relacionadas com a melhoria e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.

O seminal trabalho de Black & Wiliam (1998) evidenciou três resultados que são de referência incontornável: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que mais beneficiam de tais práticas são os que revelam mais dificuldades; e c) os alunos que frequentam aulas em que a avaliação predominante é de natureza formativa obtêm melhores resultados em exames e provas de avaliação externa do que os alunos que frequentam aulas em que a avaliação é essencialmente sumativa. Estes resultados são particularmente relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e de abandono dos alunos do ensino superior no Brasil e em Portugal (e.g., para uma dada cohorte as taxas de conclusão em alguns cursos são inferiores a 50%).

Hoje é genericamente aceite que as práticas de avaliação devem contar com a participação activa de todos os alunos e contribuir inequivocamente para a melhoria das suas aprendizagens (e.g., Fernandes, 2009). Porém, para que tal aconteça, é essencial que a avaliação esteja integrada nos processos de ensino e aprendizagem e que seja predominantemente de natureza formativa.

A investigação que nos propomos concretizar, a desenvolver no contexto de vários cursos de universidades portuguesas e brasileiras, está enquadrada pelas ideias acima referidas e será orientada por questões tais como:

Como se poderão caracterizar os sistemas de concepções de professores e alunos relativamente ao ensino, à aprendizagem e à avaliação?

Como é que os professores organizam o ensino e a avaliação? O que é que valorizam mais? O que é que valorizam menos?

Em que medida é que os alunos participam no desenvolvimento das suas aprendizagens e na respectiva avaliação?

Como se poderão descrever os ambientes de ensino, aprendizagem e avaliação das aulas dos diferentes cursos incluídos nesta investigação? Que tarefas são utilizadas? Que relação existe entre alunos e professores? Que estilos pedagógicos parecem prevalecer?

Que ambientes de ensino e avaliação parecem estar relacionados com melhores e mais profundas aprendizagens por parte dos alunos?

Em que medida a avaliação para aprender, a avaliação de natureza formativa, faz parte da vida pedagógica das salas de aula observadas e como se relaciona com a avaliação de natureza sumativa?

Como é que professores e alunos utilizam os processos e resultados das avaliações que ocorrem nas salas de aula?

Como se poderão relacionar as práticas de avaliação observadas com as práticas de ensino e com as aprendizagens?

Nestas condições, o objectivo central da investigação é descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras. A ideia principal é compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. A importância e a natureza inovadora deste estudo decorrem da ausência de investigações sobre este tema nos dois países participantes e do facto de se prever uma investigação extensiva, intensiva e integrada em cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Ciências e Tecnologias e Ciências da Saúde.

Os resultados esperados poderão ajudar a compreender a avaliação das aprendizagens no ensino superior e, nesse sentido, contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. Tais resultados podem ser relevantes para a reformulação e melhoria de projectos educativos e formativos das instituições de ensino superior, de práticas pedagógicas e de políticas de formação de pessoal docente do ensino superior.

A equipa de investigação integra investigadores e alunos da graduação e da pós-graduação das universidades envolvidas.

O Investigador principal e Coordenador do Projecto, Prof. Domingos Fernandes, é o responsável pela articulação geral e integração dos membros da equipa. O projecto integra os seguintes investigadores de Portugal: Prof. Pedro Rodrigues e Prof.ª Cely Nunes (Universidade de Lisboa), Prof.ª Maria Palmira Alves (Universidade do Minho), Prof. Carlos Barreira (Universidade de Coimbra), Prof. António Borralho (Universidade de Évora), e do Brasil, Prof.ª Albêne Lis Monteiro (UEPA), Prof. Emmanuel Ribeiro Cunha (UEPA/UNAMA), Prof.ª Rosa Helena Nogueira Pernambuco (UNAMA) e Prof.ª Luzia Maciel Cascaes (UNAMA)

Fonte de financiamento

FCT. PTDC/CPE-CED/114318/2009