Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Educação. Didática. Aprendizagem intergergeracioinal. Gerontololescência. Intergeracionalidade – Investigação em sala de aula: Juntando gerações com o objetivo de manter/ativar a memória dos mais velhos e contribuir com conteúdos de experiência de vida para o desenvolvimento curricular das aulas, contribuindo para o principio do Envelhecimento Ativo. Juntando gerações interligando saberes de experiência de vida com a formação profissional ao nível do ensino secundário, contribuindo para o desenvolvimento curricular.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Kobylarek, A., Błaszczyński, K., Ślósarz, L., Madej, M., Carmo, A., Hlad, Ľ., Králik, R., Akimjak, A., Judák, V., Maturkanič, P., Biryukova, Y., Tokárová, B., Martin, J. G., & Petrikovičová, L. (2022). The Quality of Life among University of the Third Age Students in Poland, Ukraine and Belarus. Sustainability, 14(4), 2049. https://doi.org/10.3390/su14042049

Carmo, A. (2022). Aprendizagem Intergeracional em Sala de Aula. In A. Guillén-Riquelme (Ed.), International Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research (1ª ed., Vol. 1). Thomson Reuters. https://proview.thomsonreuters.com/launchapp/title/aranz/monografias/255257606/v1/document/x82_Capitulo81.xhtml/

Carmo, A., Brás, J., Neves Gonçalves, M., Ramilo, M. T., & Silvestre, P. (2022). As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 8(1), 1–14. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.227

Carmo, A., & Sousa, o. (2014). Encontro entre gerações em sala de aula. In Atas do XII Congresso da SPCE (pp. 603-638). Sociedade portuguesa de Ciências da Educação.

Carmo, A. (2013). The perception of the youngest about intergerational work. Egitania Sciencia, 1(12), 57-78. https://scholar.google.com/citations?view_op=view_citation&hl=pt-PT&user=mglONDEAAAAJ&citation_for_view=mglONDEAAAAJ:9yKSN-GCB0IC