• Candidaturas Mestrados em Ensino – 2 de maio a 7 de junho de 2024

Nota importante
O novo regime jurídico da habilitação para a docência nos ensinos básico e secundário, de 19 de março de 2024 (Decreto-Lei n. 23/2024), ainda não se aplica no ano letivo de 2024/25, para os cursos de mestrado em ensino da Universidade de Lisboa.
Os cursos de mestrado em ensino da Universidade de Lisboa têm uma duração de quatro semestres e são regulamentados pelo Decreto-Lei n.º 79/2014. Os atuais planos de estudos aplicam-se de igual modo no ano letivo de 2024/25.

Requisitos específicos de admissão

Para todos os cursos de mestrado em ensino é requerida a realização de uma prova escrita de português (consultar edital acima).

Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioLicenciatura ou equivalente legal e 120 créditos na área disciplinar de Artes Visuais que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.(Para todos os cursos)
Podem ainda candidatar-se a estes ciclos de estudos quem tenha obtido apenas 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados, ficando a conclusão do curso condicionada à obtenção dos créditos em falta.
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioLicenciatura ou equivalente legal e 120 créditos no conjunto das duas áreas disciplinares (Biologia e Geologia), nenhuma com menos de 50 créditos, e que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.
Mestrado em Ensino de Economia e ContabilidadeLicenciatura ou equivalente legal e 120 créditos no conjunto das duas áreas disciplinares (Economia e Contabilidade), nenhuma com menos de 50 créditos, e que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioLicenciatura ou equivalente legal e 120 créditos no conjunto das duas áreas disciplinares (Física e Química), nenhuma com menos de 50 créditos, e que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.
Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioLicenciatura ou equivalente legal e 120 créditos na área disciplinar de Geografia que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.
Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

 

Licenciatura ou equivalente legal e 120 créditos na área disciplinar de História que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.
Mestrado em Ensino de InformáticaLicenciatura ou equivalente legal e 120 créditos na área disciplinar de Informática que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

 

Licenciatura ou equivalente legal e 120 créditos na área disciplinar de Matemática que tenham sido obtidos em ciclos de estudos do ensino superior.

Prova de português

  • 26 de junho de 2024
  • 15h00 (os candidatos devem apresentar-se 30 minutos antes para chamada)
  • Duração da prova de 90 minutos (mais 30 minutos de tolerância)

A prova será realizada presencialmente na Cidade Universitária, em local a anunciar.
Oportunamente, será disponibilizada a Matriz da Prova.

Prova de português

  • 26 de junho de 2024
  • 15h00 (os candidatos devem apresentar-se 30 minutos antes para chamada)
  • Sala 5 | Instituto de Educação
  • Duração da prova de 90 minutos (mais 30 minutos de tolerância)

Aconselhamos a utilização de um dos seguintes browsers: Firefox Mozilla ou Google Chrome.

Se precisar de recuperar credenciais campus/edu, consulte aqui

Se tiver dificuldade em criar ou recuperar a password da conta campus/edu, deverá contactar suporteIE@ie.ulisboa.pt, solicitando apoio para a criação/recuperação de credenciais, indicando o nome completo e o número do seu documento de identificação.

Para conhecer a classificação obtida na Prova de Português deve recordar o seu número de candidatura que pode encontrar no portal de candidaturas Fénix.

Resultados da Prova de Português (2.ª fase)

Edital – 2.ª fase

Consultar edital para informação sobre Requisitos de admissão, Processo de candidatura, Critérios de seleção e seriação e Prazos.

Mestrados em Ensino – 2.ª Fase de Candidaturas

Candidaturas de 2 a 22 de agosto de 2022

Candidaturas à 2.ª fase: de 2 de agosto a 24 de agosto de 2023

Candidaturas online

A prova de Português irá realizar-se, no dia 23 junho, nos edifícios C3 e C8 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Campo Grande. Deve dirigir-se à sala onde vai realizar a prova até às 14h30, para a chamada. A prova terá início às 15h.

Indicações para a realização da prova:
1. Recorde o seu número de candidatura (disponível no Fénix) e verifique aqui a sala onde irá realizar a prova.
2. Consulte o mapa do campus da Faculdade de Ciências.
3. Faça-se acompanhar do documento de identificação que indicou na candidatura.

Instruções mais específicas serão enviadas aos candidatos, por email.

Resultados da Prova de Português

Entrevista de seleção

Mestrado em Ensino de Artes Visuais – Presencial no Instituto de Educação
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia – Videoconferência
Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade – Presencial no Instituto de Educação (candidatos que residam a mais de 50km de Lisboa podem requerer a sua realização por videoconferência, até ao dia 15 julho)
Mestrado em Ensino de Física e de Química – Videoconferência
Mestrado em Ensino de Geografia – Videoconferência
Mestrado em Ensino de História – Videoconferência
Mestrado em Ensino de Informática – Videoconferência
Mestrado em Ensino de Matemática – Videoconferência

*As entrevistas terão lugar, de acordo com o edital, entre 18 e 20 de julho. No dia 15 de julho serão publicitados os dias e horários específicos de realização das mesmas.