setembro, 2021

7set- 10set 713:00set 1011.º Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências13:00 - 19:00 (10) online - hora de Lisboa/Portugal, online - hora de Lisboa/PortugalCategorias:arquivo

Mais

Detalhe

O 11.º Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências é organizado, pela primeira vez, em Portugal, de 7 a 10 de setembro de 2021, com o lema “Contribuições da educação científica para um mundo sustentável”.

Desde 1985, o Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências tem decorrido a cada quatro anos com o objetivo de gerar um espaço de encontro, reflexão e debate entre todos os profissionais ibero-americanos vinculados à investigação e ao ensino das ciências experimentais. Nas suas diferentes edições tem contado sempre com um número elevado de participantes de todo o espaço ibero-americano: nesta edição de 2021 conta com 546 participantes provenientes de Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Esta edição pretendeu reforçar o protagonismo dos investigadores da América Latina no congresso, por exemplo, através da criação de mesas redondas dedicadas expressamente à investigação em didática das ciências realizada neste espaço. Também se reforçou o caráter internacional dos diferentes comités do congresso.

Este ano, na primeira edição organizada fora de Espanha, o Congresso pretende sintetizar e avaliar as contribuições da Didática das Ciências Experimentais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A organização deste evento é assegurada pela Revista Enseñanza de las Ciencias (Espanha), com a direção do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e o departamento de didática das ciências experimentais e matemáticas da Universidade da Extremadura (Espanha).

Pela primeira vez, em resultado do contexto pandémico atual e das consequentes dificuldades financeiras, o congresso decorre de forma virtual. Desta forma pretende-se manter o elevado número de participantes de outras edições.

 

Mais informações: https://congresoenseciencias.org/pt-pt/

 

Áreas Temáticas

Sob o lema “Contribuições da educação científica para um mundo sustentável”, o Congresso pretende sintetizar e avaliar as contribuições feitas a esta área desde a Didática das Ciências, bem como em torno de outras linhas temáticas de interesse:

1. Educação científica em contextos formais na Educação Infantil e na Educação Primária. Desenvolvimento curricular. Implementação de reformas. Estudos comparados. Políticas educativas. Competências profissionais dos docentes.

2. Educação científica em contextos formais no ensino secundário/médio. Desenvolvimento curricular. Implementação de reformas. Estudos comparados. Políticas educativas. Competências profissionais dos docentes.

3. Educação em ciências na universidade. Desenho, implementação e avaliação de propostas didáticas para a educação em ciências universitária. Programas, métodos e políticas em educação em ciências universitária.

4. Educação científica em contextos não formais e informais. Investigação em museus, centros de ciência, etc. Processos de inovação em propostas de formação. Relação entre o público e os cenários educativos. Competências das equipas educativas de instituições não formais. Conceção e implementação de ferramentas tecnológicas. Simulações e utilização de tecnologia. Educação científica e redes sociais. Educação a distância em contextos virtuais.

5. Formação inicial e permanente de professores de Educação Infantil e Educação Primária. Programas, métodos e políticas na formação de professores. Competências profissionais. Inovações em propostas de formação. Aprendizagem ao longo da vida. Propostas de investigação-ação.

6. Formação inicial e contínua de professores do ensino médio/secundário e da universidade. Programas, métodos e políticas na formação de professores. Competências profissionais. Inovações em propostas de formação. Aprendizagem ao longo da vida. Propostas de investigação-ação.

7. Educação para a sustentabilidade. Metodologia e experiências inovadoras. Sustentabilidade e currículo. Desenho e avaliação de propostas didáticas para educação para a sustentabilidade. Competências profissionais das equipas docentes em educação ambiental e educação para a sustentabilidade.

8. História e natureza da ciência. Implicações da natureza da ciência, da história, da filosofia, da sociologia e da epistemologia na educação em ciências. O significado dos modelos e da modelação para a educação em ciências. A relevância do uso de metáforas, analogias, simulações … na educação científica.

9. Aprendizagem das ciências. Fatores cognitivos, emocionais e sociais. Dimensão social, cognitiva e afetiva na educação em ciências. Linguagens de representação e organização de ambientes de aprendizagem. Aprendizagem cooperativa.

10. Perspetivas culturais, sociais e de género na educação em ciência e tecnologia. Equidade e diversidade sociocultural, multicultural e linguística. Estudos de género. Educação em ciências para alunos com necessidades educativas especiais. Educação inclusiva.

11. Uso de evidências na argumentação. Utilização de evidências na argumentação na educação em ciências. Práticas de avaliação dos processos de comunicação. Pensamento critico. Análise do discurso. Comunicação científica em sala de aula.

12. Educação em ciências em contexto e controvérsias sociocientíficas. Estudos sobre alfabetização/literacia científica. Educação em ciências e cidadania. Educação em ciências nos media. Tomada de decisões e pensamento crítico. Debates sociocientíficos. Perspetiva comunitária. Dimensão social da tecnociência. Dimensão pública da ciência e da educação em ciências. Desenvolvimento de competências. Controvérsias sociocientíficas para a alfabetização/literacia científica dos cidadãos.

13. O domínio afetivo no ensino e aprendizagem das ciências. Dimensões cognitivas, afetivas e sociais no ensino e na aprendizagem das ciências. Desenho de ambientes de aprendizagem e estudo de processos de ensino e aprendizagem.

14. Desenho, implementação e avaliação de programas e propostas didáticas. Planificação de intervenções de ensino-aprendizagem. Investigações sobre intervenções, currículo, aprendizagem monitorizada e o papel docente nas atividades, práticas laboratoriais. Modalidades e instrumentos de avaliação de programas e projetos. Avaliação da aprendizagem do aluno. Avaliação reguladora.

15. Meio ambiente e saúde na educação em ciências. Ambientalização curricular. Desenho e avaliação de propostas didáticas de educação ambiental e educação para a saúde. Competências profissionais das equipas docentes em educação ambiental e educação para a saúde.

 

 

 

 

 

 

 

Hora

7 (Terça-feira) 13:00 - 10 (Sexta-feira) 19:00

Localização

online - hora de Lisboa/Portugal