maio, 2018

28mai9:00- 18:00V Jornadas dos Mestrados em EnsinoSer Professor Hoje9:00 - 18:00 Várias salas, IE-ULisboaCategorias:arquivo,arquivo – jme,Jornadas Mestrados Ensino

As V Jornadas dos Mestrados em Ensino têm como objetivos: proporcionar, junto da comunidade académica dos Mestrados em Ensino (ME), uma oportunidade de reflexão sobre questões atuais da educação e da formação de professores; promover um contexto favorável ao desenvolvimento do trabalho em curso; e contribuir para a criação de uma identidade dos cursos de ME da Universidade de Lisboa. A participação, neste encontro, reveste a seguinte modalidade:

♦ Apresentação de trabalhos: Destinada aos alunos do 2.º ano dos ME da Universidade de Lisboa.

Podem assistir a estas Jornadas todos os interessados, sendo necessário a respetiva inscrição online.

Call for Papers

A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho em desenvolvimento na unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional do 4.º semestre e de um cartaz digital:

Resumo do trabalho: O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços e ser submetido até 2 de maio de 2018. A submissão do resumo é feita em simultâneo com a inscrição.
Poster digital: As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, correspondente a um único slide (ex: Impress, PowerPoint, Keynote), com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz:

a) orientação horizontal do slide na razão 4×3;

b) letra com tamanho superior a 15pt, em fonte não serifada (ex: Arial, Tahoma, Verdana, Calibri);

c) o cartaz digital (o slide) deve estar no formato odf, pdf, pptx e as imagens em alta resolução (png, tiff, etc.).

O poster digital deve ser enviado, por correio eletrónico (jme@ie.ulisboa.pt), até ao dia 15 de maio de 2018.

Datas importantes

Submissão de resumos: até 2 de maio de 2018
Inscrições on-line, através do sítio do IE: até 20 de maio de 2018
Envio do cartaz digital: até 15 de maio de 2018
Realização do encontro:  28 de maio de 2018

Inscrições encerradas.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos aqueles que queiram participar no encontro. O ato de inscrição permite aos participantes receber notícias relacionadas com as V Jornadas dos Mestrados em Ensino.

08:30 – 09:00  Receção [Átrio do IE]

09:00 – 09:15   Sessão de Abertura

Luís Miguel Carvalho  Diretor do Instituto de Educação

Leonor Santos … Coordenadora dos Mestrados em Ensino

Luís Miguel Gomes … Aluno dos Mestrados em Ensino

09:15 – 10:15   Conferência Plenária

O projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Que desafios curriculares e pedagógicos?

Rui Trindade  Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Moderação
Mónica Baptista … Professora dos Mestrados em Ensino

10:15 – 10:30   Intervalo

10:30 – 12:30   Sessões Paralelas I

12:30 – 14:00   Almoço

14:00 – 16:00  Sessões Paralelas II

16:00 – 16:15   Intervalo

16:15 – 17:45   Painel

Gestão flexível do currículo: experiências e desafios

Dulce Chagas Agrupamento de Escolas de Alvalade
Nádia Ferreira … Direção-Geral da Educação
Maria Captivo … Mestrado em Ensino de Matemática
Patrícia Gonçalves … Mestrado em Ensino de Artes Visuais

Moderação
Hélia Oliveira … Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

17:45 – 18:00   Sessão de Encerramento

Leonor Santos … Coordenadora dos Mestrados em Ensino

Mónica Baptista … Professora dos Mestrados em Ensino

Mestres de cerimónia

Carina Caminho … Aluna de Mestrado em Ensino

Manuel Menezes … Aluno de Mestrado em Ensino

Nota: As apresentações das sessões paralelas são dedicadas aos trabalhos em curso dos mestrandos do 2.º ano. A organização das apresentações, sempre que possível, contempla a diversidade de áreas dos cursos de ME, em cada sessão paralela, tendo em vista a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar. Cada apresentação tem uma duração máxima de 10 minutos. No final das apresentações, seguem-se dois comentários aos trabalhos apresentados por um professor cooperante e um docente da iniciação à prática profissional.

Ana Carolina Alves … Aluna do ME de Economia e Contabilidade
Ana Luísa Rodrigues  Professora do IE ULisboa