setembro, 2015

10set9:00XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências9:00

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Detalhe

 

Mapa das Sessões

 

 

 

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa organiza oXVI Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVI ENEC). O Encontro ocorre de dois em dois anos alternadamente numa Universidade e num Instituto Politécnico. É com muita satisfação que convidamos a comunidade de profissionais e os investigadores de Educação em Ciências ou áreas afins, a participar no XVI ENEC dedicado ao tema “Ciência como Cultura”*. Embora se trate de um Encontro Nacional, importa abrir fronteiras porque os contextos da Ciência e da Educação são cada vez mais globais sem deixarem de ser locais. Nesta perspetiva, o XVI ENEC pretende também proporcionar a doutorandos, a “I Escola de Doutoramento – ENEC”, uma oportunidade para reflexão, partilha e discussão de projetos em curso.

* Em homenagem à Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos.

Problemática

Vivemos num mundo cada vez mais globalizado em que é indispensável compreender e apreciar a ciência como elemento da cultura contemporânea, para que os cidadãos possam dar sentido a problemáticas atuais e participar criticamente em processos de tomada de decisão. As ligações da ciência à técnica, à sociedade, a questões éticas, a valores sociais e a estruturas de comunicação e de poder estreitam-se cada vez mais. Na nossa sociedade atual está a emergir uma epistemologia marcada pela primazia do que Leff (2002) considerou como o “princípio da responsabilidade solidária”, que é importante acarinhar e dar visibilidade.

Os cidadãos só podem compreender e discutir assuntos sociais e técnicos que influenciam e são influenciados pela produção do conhecimento tecnocientífico se forem habituados a um discurso crítico sobre a ciência e a sua natureza. Todos temos uma grande responsabilidade nesse caminho.
Para que seja possível fomentar uma “ciência-cidadã”, para utilizar o conceito de Irwin (1998), teremos de trabalhar para a compreensão da ideia, que queremos também globalizada, de Ciência como Cultura. E para isso há que valorizar todos os espaços de educação, formais e não-formais, e incentivar a partilha entre investigadores, professores, cientistas e educadores porque só desse modo a sintonia de esforços terá sucesso.

O XVI ENEC persegue um caminho de valorização dessa escola global que desperta para o novo, o não desbravado, e estimula a curiosidade e a imaginação. A Educação em Ciências inscreve-se nesse contexto, procura no olhar de cada criança a interrogação, o mistério e abre caminhos de compreensão. A Educação em Ciências não pode ser apenas um momento na vida das pessoas e das sociedades, confinada a espaços escolares bem demarcados. Tem de passar a ser um desafio permanente com implicações profundas na aprendizagem ao longo da vida e nos mais diversos lugares. A responsabilidade de todos é cada vez maior, começando na tomada de consciência do papel, conhecimento e intervenção de cada um de nós.

Que o XVI ENEC seja um marco na construção da ideia de que a ciência é cultura, ajudando a consolidar caminhos de cidadania. Com professores, investigadores, cientistas e estudantes.

Cecília Galvão
Presidente da Comissão Organizadora

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Irwin, A. (1998). Ciência cidadã. Um estudo das pessoas – Especialização e desenvolvimento sustentável. (M. Fátima St. Aubyn, trad.). Lisboa: Instituto Piaget.
Leff, E. (2002). Epistemologia ambiental (2ª Ed.). São Paulo: Cortez.

Eixos Temáticos

1. Divulgação científica
2. Ciências em diálogo com as artes, literatura e sociedade
3. Património científico, tecnológico, natural ou cultural como recurso didático
4. Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no currículo
5. Educação em ciências, ética e valores sociais
6. Educação em ciências em contextos não-formais
7. Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
8. Currículo e políticas educativas
9. Inovação didática em ciências físicas e naturais

Submissão de trabalhos

Tipos de comunicações

Estão previstostrês tipos de comunicações:

Comunicação oral– As comunicações orais aceites serão apresentadas em espaços próprios e organizadas de acordo com as áreas temáticas do encontro. Os autores dispõem de 15minutos para apresentação e 5 minutos para discussão.

Apresentação de póster– Os pósteres serão expostos em espaço próprio, prevendo-se a existência de tempos dedicados à visualização dos trabalhos e interação com os autores. O póster deve ter uma dimensão A0.

Dinamização de oficinas – As oficinas decorrerão em espaço próprio e terão a duração de 1hora e 30 minutos.

As comunicações devem basear-se em trabalhos de investigação ou experiências de professores em ambiente formal ou não formal, respeitar os eixos temáticos definidos e as normas de estilo de acordo com o modelo de resumo.
As modalidades de submissão e os respetivos modelos estão disponíveis no site oficial do XVI ENEC.
Cada autor poderá apresentar uma comunicação, embora possa ser coautor de outras propostas.
As comunicações só podem ser apresentadas por quem integrar o conjunto de autores (máximo de seis autores por comunicação).

Inscrições

As inscrições regulares decorrem até 30 de junho de 2015; após esta data a inscrição ainda é possível, embora o valor da inscrição sofra alteração.
As inscrições são obrigatórias para todos aqueles que queiram participar no Encontro.

O ato de inscrição permite aos participantes receber regularmente notícias relacionadas com o XVI ENEC.

As comunicações aceites só serão consideradas após a inscrição de pelo menos um dos autores, a qual deve ocorrer impreterivelmente até 30 de junho de 2015.

As inscrições no XVI ENEC podem ser realizadas numa das seguintes modalidades:

Inscrição
Regular
(até 30/05/2015 30/06/2015)1
Tardia
(até 24/08/2015)
Participantes
65 Euros
120 Euros

Inscrição Opcional
Jantar do XVI ENEC
11 de setembro de 2015
(Casa do Alentejo)
30 Euros (a pagar no dia da recepção, junto do secretariado)

Nota
1.  A inscrição no Jantar do Encontro é feita na ficha de inscrição e o pagamento realizar-se-á no secretariado de recepção, no dia10 de setembro.
2. Não se fazem quaisquer reembolsos de valores pagos pela inscrição e item opcional (jantar do XVI ENEC).
3. Para que os artigos selecionados sejam incluídos no livro de resumos, os autores têm que completar a inscrição e o pagamento até 30 de maio.

Datas importantes

Submissão de resumos:  15 de abril de 2015
Aceitação das propostas de comunicação: de 15 a 20 de maio de 2015
Inscrição de pelo menos um autor da comunicação: até 30 de maio de 2015
Data limite de inscrição: até 24 de agosto de 2015
Realização do encontro: 10, 11 e 12 de setembro de 2015
(Será feito o pedido de acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO.)

Mais informações

Site do encontro | http://enec2015.ie.ulisboa.pt/

email | enec2015@ie.ulisboa.pt

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I Escola de Doutoramento ENEC | 8 e 9 de setembro de 2015

A I Escola de Doutoramento ENEC decorre nos dias 8 e 9 de setembro de 2015. Podem inscrever-se na Escola todos os doutorandos que pretendam discutir o seu trabalho, no âmbito da Educação em Ciências.
A inscrição na I Escola de Doutoramento implica a inscrição no XVI ENEC.

 

Hora

(Quinta-feira) 9:00