Envolvimento dos Alunos nas Escolas: Diferenciação e Promoção

Investigador responsável

Feliciano Veiga

Resumo

O envolvimento dos estudantes nas escolas (SES) tem despertado, nos últimos anos, um interesse crescente, no campo da Psicologia e da Educação, sendo visto como uma solução para os problemas do baixo desempenho académico e abandono escolar que afectam muitas escolas. O objectivo geral deste projecto é o de estudar o envolvimento dos estudantes nas escolas e como o envolvimento se relaciona com variáveis pessoais e contextuais. O envolvimento dos estudantes nas escolas (SES) é um construto multidimensional que integra dimensões afectivas, cognitivas, comportamentais de ligação à escola.

A investigação tem documentado que o envolvimento nas escolas exerce uma influência importante nos resultados dos alunos. Em recente estudo (Lam, S., & Jimerson, 2008), foi desenvolvido um questionário, o ―Student Engagement in School Questionnaire‖ (SESQ), com o objectivo de avaliar as 3 dimensões do envolvimento escolar, incluindo itens acerca de variáveis pessoais e contextuais (ver revisão da literatura para mais detalhes). Este projecto pretende estudar o envolvimento dos estudantes nas escolas, e analisar as suas relações com factores pessoais e contextuais, assim como com as consequências do envolvimento na escola, no estudante (académicas, comportamentais e emocionais).

A equipa é composta por investigadores de faculdades e universidades diferentes, de norte a sul do país, incluindo as ilhas dos Açores. A escola é compreendida num contexto ecológico e sistémico no qual ocorre o desenvolvimento dos estudantes. Conceptualizaram-se dois estudos principais, um de tipo diferencial (Estudo 1) e outro de tipo quase-experimental (Estudo 2), com vista a analisar: 1) as relações entre o envolvimento dos estudantes na escola e factores do contexto instrucional; 2) as relações entre o envolvimento dos estudantes na escola e factores do contexto sócio-relacional; 3) as relações entre o envolvimento dos estudantes na escola e factores pessoais; 4) as relações entre o envolvimento dos estudantes na escola e os seus resultados escolares, tais como o desempenho académico e o comportamento; 5) as relações entre o envolvimento dos estudantes na escola e as representações dos seus professores acerca do seu comportamento e desempenho escolar; e 6) os efeitos, no envolvimento dos estudantes na escola, de um programa de intervenção denominado ―modelo comunicacional ecléctico‖ – MCE (Veiga, 2007; Veiga et al., 2009). Prevê -se a participação de cerca de 600 estudantes (150 do 6º ano, 150 do 7º ano, 150 do 9º ano e 150 do 10º ano).

O estudo centrar-se-á em anos de transição, em populações urbanas e rurais, em diferentes regiões do país, e em estudantes com diferentes contextos sócio-familiares. Os questionários utilizados serão compostos por escalas nacionais e internacionais. Os resultados do estudo permitirão: uma melhor compreensão do envolvimento dos estudantes portugueses na escola; uma melhor compreensão das relações entre o envolvimento dos estudantes na escola e variáveis contextuais e pessoais; uma análise do efeito de programas de intervenção no envolvimento dos estudantes na escola.

Em síntese, o projecto tem diversidade nacional, numa equipa coesa de professores e investigadores universitários, habituados a trabalhar estes conteúdos. Neste projecto, vamos além das habituais pesquisas relacionais: a intervenção com vista à promoção dos alunos é um interesse traduzido em tarefas específicas. Este projecto preocupa-se com a missão das escolas na promoção do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes.

Fonte de Financiamento

FCT. PTDC/CPE-CED/114362/2009

Destaques