IRRESISTIBLE small

IRRESISTIBLE – Including Responsible Research and innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher’s Ability of Bridging Learning Environments

Investigador responsável

Pedro Reis

Equipa

Luís Tinoca

Mónica Baptista

Patrícia Azinhaga

Rita Marques

Resumo

O plano de ação da União Europeia Science in Society, desenvolvido com a finalidade de serem definidas as estratégias comuns para uma melhor ligação entre Ciência e os Cidadãos Europeus, tem vindo a focar a sua atenção no tema Investigação e Inovação Responsáveis (IIR). Segundo este, a participação conjunta e inclusiva de todos os atores sociais é condição fundamental para que os processos e os produtos da investigação e inovação se compatibilizem com os valores, necessidades e expectativas da sociedade europeia.

Através do Projeto IRRESISTIBLE pretende-se que alunos e professores se tornem conscientes da necessidade de cooperação entre Investigação Científica e Sociedade em prol de uma Investigação e Inovação que sejam, de facto, Responsáveis. Para tal é fundamental que ocorra (a) a construção de conhecimento sobre a investigação de temas científicos atuais, pertinentes e polémicos, e que (b) os mesmos sejam alvo de discussão, numa perspetiva IIR. Os temas escolhidos caracterizam-se pela sua elevada relevância social, por serem investigados nas universidades parceiras do Projeto e por poderem ser abordados nos currículos escolares.

Um dos principais focos do Projeto é a formação de professores. Através dela, pretendemos obter um efeito duradouro pois consideramos que os professores que utilizarem, com sucesso, as atividades resultantes do Projeto, continuarão a utilizá-las em anos futuros.

O modelo de ensino a privilegiar – no âmbito da estratégia Inquiry Based Science Education, IBSE – é o Modelo dos 5E´s de Roger Bybee, o qual pressupõe cinco etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate. Contudo, ampliámo-lo, introduzindo uma sexta etapa – Exchange – a qual pressupõe o planeamento e desenvolvimento de exposições interativas pelos alunos.

O Projeto implica o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem (CdA) com a participação de professores de ciências, formadores de professores, cientistas que investigam nas áreas científicas selecionadas e especialistas em educação não formal (profissionais de centros e museus de ciência). No seio destas CdA pretende-se que cada grupo desempenhe um papel distinto, e igualmente relevante: os professores detêm a experiência de trabalho em sala de aula; os formadores de professores possuem um amplo background teórico sobre educação em ciência; os centros e museus de ciência detêm uma valiosa experiência na educação científica não formal; os cientistas são especialistas nos temas de investigação atuais e polémicos.

Em cada país parceiro do Projeto, a CdA produzirá um módulo de ensino que:
a) Contextualiza o tema a ser investigado, introduzindo-o através de uma situação do dia-a-dia;
b) Faz uso de uma abordagem de ensino IBSE com recurso a aplicações da Web 2.0, estimulando e promovendo a observação, classificação, experimentação e a explicação dos fenómenos e propriedades relevantes do tema sob investigação;
c) Aborda os aspetos IIR do tema em causa: implicações sociais e ambientais, aspetos éticos, e outros;
d) Inclui sugestões metodológicas para os professores acerca da implementação do módulo em sala de aula;
e) Disponibiliza fontes de informação adicionais sobre o tema em questão;
f) Permite aos alunos planear uma exposição sobre o tema investigado. Pretende-se que esta apresente o tema investigado, realçando os fenómenos e propriedades mais relevantes e abordando as implicações sociais e ambientais, numa perspetiva IIR.

O Projeto envolve dezasseis parceiros de dez países: Alemanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia e Israel. A CdA de cada país parceiro desenvolverá um módulo de atividades testado pelos professores e seus alunos em contexto de sala de aula (num total de 5 a 10 turmas) que envolverá o planeamento e realização de exposições. No ano seguinte pretende-se que os professores envolvidos atuem como formadores de cinco novos professores, assegurando-se, deste modo, um impacto cinco vezes superior. As melhores exposições do Projeto serão apresentadas ao público europeu durante o encontro de encerramento do mesmo. Os módulos produzidos e testados por cada parceiro serão traduzidos para Inglês e disponibilizados no sítio Web do Projeto.

Período de desenvolvimento

11/2013 – 11/2016

Fonte de financiamento

The project Irresistible is funded by the EU as FP-7 Project Number 612367

Produtos

Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., & Linhares, E. (2022). A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos. Impacto: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1, 1-22. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/68624

Agostinho, A., & Reis, P. (2021). Contributos educativos de exposições interativas on-line sobre imunidade como prática de ativismo coletivo em contexto de pandemia. Uni-Pluriversidad, 21(2), 1–22. https://doi.org/10.17533/udea.unipluri.346064

Damião, I. P., & Reis, P. (2021). Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo. Revista Eletrônica de Educação, 15, 1-17. https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4911/1186

Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., & Linhares, E. (2021). Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(2), 1-21. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13043

Kowasch, M., Cruz, J., Reis, P., Gericke, N. & Kicker, K. (2021). Climate Youth Activism Initiatives: Motivations and Aims, and the Potential to Integrate Climate Activism into ESD and Transformative Learning. Sustainability, 13, 11581. https://doi.org/10.3390/su132111581

Reis, P., Tinoca, L., Baptista, M., & Linhares, E. (2020). The Impact of Student-Curated Exhibitions about Socio-Scientific Issues on Students’ Perceptions regarding their Competences and the Science Classes.Sustainability, 12(7), 2796. https://www.mdpi.com/2071-1050/12/7/2796

Linhares, E., & Reis, P. (2019). Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas. Linhas Críticas, 24, 304-325. doi:10.26512/lc.v24i0.19700.  Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19700/20564

Reis, P., Galvão, C., & Baptista, M. (2018). Formação contínua de professores e comunidades de prática: perspectivas da universidade de Lisboa. In A. F. Cachapuz, A. Shigunov Neto & I. Fortunato (Orgs.), Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha (pp. 257-275). São Paulo: Edições Hipótese. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/35701/1/Formação%20cont%C3%ADnua%20de%20professores%20e%20comunidades%20de%20prática%20-%20perspectivas%20da%20UL.pdf

Marques, R., & Reis, P. (2018). O desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo em contexto escolar. In D. M. Conrado & N. Nunes-Neto (Orgs.), Questões sócio-científicas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 491-514). Salvador: EDUFBA. Recuperado de  https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/35698/1/O%20DESENVOLVIMENTO%20DE%20EXPOSIÇÕES%20CIENTÍFICAS%20COMO%20ESTRATÉGIA%20DE%20ATIVISMO%20EM%20CONTEXTO%20ESCOLAR%20RESULTADOS%20DO%20PROJETO%20IRRESISTIBLE%20EM%20PORTUGAL.pdf

Marques, R., & Reis, P. (2018). Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima. In D. M. Conrado & N. Nunes-Neto (Orgs.), Questões sócio-científicas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 345-362). Salvador: EDUFBA. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/35699/1/GEOENGENHARIA%20DO%20CLIMA%20UMA%20CONTROVÉRSIA%20SOCIOCIENTÍFICA%20SOBRE%20A%20RESPONSABILIDADE%20NA%20MANIPULAÇÃO%20DO%20CLIMA.pdf

Azinhaga, P., Marques, R., Reis, P., Tinoca, L., & Baptista, M. (2017). A construção de exposições científicas: perceções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula. Enseñanza de las Ciencias, nº extraordinario, 4709-4713. Recuperado de https://ddd.uab.cat/record/183633?ln=ca

Marques, R., & Reis, P. (2017). Exposições IRRESISTIBLE: O que aprendem os alunos? Enseñanza de las Ciencias, nº extraordinario, 4805-4810. Recuperado de https://ddd.uab.cat/record/183618?ln=ca

Blonder, R., Rosenfeld, S., Rap, S., Apotheker, J., Akaygun, S., Reis, P., Kampschulte, L., & Laherto, A. (2017). Introducing Responsible Research and Innovation (RRI) into the Secondary School Chemistry Classroom: The Irresistible Project. Daruna, 44, 36-43.

Apotheker, J., Blonder, R., Akaygun, S., Reis, P., Kampschulte, L., & Laherto, A. (2017). Responsible Research and Innovation in secondary school science classrooms: experiences from the project Irresistible. Pure and Applied Chemistry, 89(2), 211-219. doi:10.1515/pac-2016-0817. Recuperado de http://hdl.handle.net/10451/26586

Linhares, E. F., & Reis, P. (2017). Interactive exhibition on climate geoengineering: empowering future teachers for sociopolitical action. Sisyphus – Journal of Education, 5(3), 85-106. Recuperado de http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/13203/10251

Dias, C. P., & Reis, P. (2017). O desenvolvimento de atividades investigativas com recurso à Web 2.0 no âmbito da investigação e inovação responsáveis. Sisyphus – Journal of Education, 5(3), 68-84. Recuperado de http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/12963/10250

Scheid, N., & Reis, P. (2016). As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português. Ciência & Educação, 22(1), 129-144. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n1/1516-7313-ciedu-22-01-0129.pdf

Reis, P., & Marques, A. R. (Coord.)(2016). A Investigação e Inovação Responsáveis em sala de aula: Módulos de ensino IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/25812/1/A%20IIR%20responsaveis_modulos_de_ensino_IRRESISTIBLE-simples.pdf

Reis, P., & Marques, A. R. (Coord.)(2016). As exposições como estratégia de ação sociopolítica: cenários do projeto IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-26-7 Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/24686/3/As%20exposicoes%20como%20estrategia%20de%20acao%20sociopolitica_Cenarios%20do%20projeto%20IRRESISTIBLE_Vfinal.pdf

Teses e Dissertações

Inês Perdigão Damião: “As potencialidades das exposições científicas na aprendizagem da temática Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento para promover o ativismo nos alunos de 11.º ano de Biologia e Geologia”. Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ana Paula Pereira Feio de Almeida Menezes: “Potencialidades educativas da conceção e da dinamização de exposições interativas nas aprendizagens dos alunos sobre o equilíbrio do corpo humano e a manutenção da saúde”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.